Cachorro ciumento: confira cinco dicas para lidar com o problema

Se engana quem pensa que o ciúme é um sentimento exclusivo de humanos, os pets também podem ter esse sentimento

atualizado 14/02/2020 19:16

Reprodução/Unsplash

Se engana quem pensa que ciúme é um sentimento exclusivo de humanos, os pets também podem ser ciumentos. Mas o ciúme do animal pode causar sérios problemas ao tutor, pois o pet pode desenvolver comportamentos agressivos com desconhecidos. Não existe receita mágica nem milagre para resolver isso da noite para o dia. No entanto, há dicas que podem ajudar a solucionar o ciúme aos poucos. Confira:

1 – Imponha respeito

Muitas vezes, um cachorro acaba virando ciumento por vários fatores, um deles é a sensação de que é ele quem manda. Quando não se sente assim, vai latir, uivar, morder, etc. Por isso, é de fundamental importância mostrar ao seu cãozinho que você é o responsável por ditar as ordens na casa.

Impor respeito é uma das melhores alternativas para conduzir o comportamento do animal e isso pode ser feito de algumas maneiras pontuais, como usar palavras secas e curtas em momentos oportunos. Sempre que o cão sentir que há alguém superior a ele, o comportamento começa a mudar aos poucos. Mas lembre-se: não é necessário bater nem tratar o animal forma violenta para conseguir respeito – esse tipo de atitude pode causar problemas ainda maiores.

2 – Estabeleça um perímetro

Assim que o cachorro chegar ao novo lar, é importante que algumas regras sejam impostas. Um filhote é muito mais receptivo a ordens e correções, mas isso não significa que um animal adulto não possa ser educado. Por isso, aproveite essa janela de oportunidade para conseguir estimular um comportamento adequado para o animal.

Uma das dicas mais importantes para os primeiros dias do cão em casa é estabelecer um perímetro para que ele se adeque e se acostume. Nesse espaço (que não pode ser nem muito grande nem muito pequeno), você deve deixar a casinha dele, a ração e o banheiro.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias