10 curiosidades incríveis sobre os gatos da raça sphynx

Além de ser considerado um dos gatos mais amigáveis que existe, no folclore russo, os sphynxs são símbolo de sorte e prosperidade

atualizado 04/05/2020 11:02

Gato da raça sphynx pets é o bicho Reprodução/Unsplash: Dan Wayman

Sendo um das raças felinas mais exóticas no mundo todo, os gatinhos sphynx fazem um enorme sucesso por sua falta de pelagem. Mas não apenas isso, os gatinhos dessa raça são muito amorosos com seus tutores, além de serem cheios de energia.

Pensando nesse gatinho tão diferente, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre a raça. Confira:

1 – Egípcios

Sphinx significa esfinge em inglês, logo, muitas pessoas tendem a pensar que a raça tenha a origem egípcia. Mas na realidade esses gatinhos são canadenses! Eles são resultados de uma mutação natural de um gene. Uma gatinha em Ontário deu à luz a um gatinho sem pelos em 1966. Com isso, muitas pessoas se apaixonaram pelo gatinho e decidiram replicar o gene.

2 – Eles são quentes

Apesar de não terem peles, os gatos da raça sphynx são muito quentes. A temperatura corporal média da raça é cerca de 4 graus mais alta do que a grande maioria dos gatos.

3 – Eles têm pelo!

Por mais que a fama do sphynx seja por conta da ausência de pelos, temos uma notícia: eles têm pelos. Os pelos dos gatos dessa raça são muito curtos e finos, quase invisíveis e a maioria das pessoas só consegue percebê-los ao acariciar o bichano.

4 – O favorito dos americanos

Mesmo que os gatos grandes e peludos conquistem um grande espaço no coração dos estadunidenses, os sphynx também têm o seu espaço. De acordo com a Cat Fanciers Association, a raça ocupa a 8º posição no ranking dos gatos mais populares nos Estados Unidos.

5 – Ele não é hipoalergênico

Muitas pessoas que são alérgicas aos gatos pensam no sphynx como uma solução, entretanto, o que causa alergia na maioria das pessoas é uma proteína presente na saliva do gato. E os sphynx também produzem essa proteína, então fique atento.

6 – Eles precisam de banho

Por mais que o sphynx tenha pelos quase imperceptíveis, a pele dele também pode acumular sujeira. Além disso, os gatos dessa raça produzem uma oleosidade excessiva na pele, maior do que os gatos comuns. Logo, o futuro tutor deve estar ciente que o gatinho precisa de banho pelo menos uma vez durante a semana.

7 – Eles são muito dóceis e carinhosos

A maioria tende a julgar os gatinhos da raça sphynx pela aparência, mas é aí que todos se enganam. Esses bichanos são muito sociáveis, amigáveis e brincalhões. O Journal of Veterinary Behavior chegou a classificá-lo como a raça de gato mais amigável que existe. Especialistas acreditam que eles são assim pois dependem muito dos humanos para se protegerem, pois são uma raça mais vulnerável. Além disso, a maioria dos criadores da raça ficam com os filhotes sphynx por um período maior que o usual para que eles fiquem mais protegidos.

8 – Estrela de um dos episódios de Friends

Os fãs da série de TV americana Friends devem lembrar bem do episódio em que a Rachel decide ter um gatinho da raça sphynx. Os amigos de Rachel ficam assustados com a aparência do bichano e dizem logo que ele não é um gato. Mal interpretada no episódio, Rachel decide doar o gato pois ele acaba arranhando ela. Mas percebem que o gatinho fica bastante calmo durante todas as cenas.

9 – Garfield?

Na aparência, os sphynx não são nada parecidos com o Garfield, mas uma característica é bastante semelhante entre os bichanos: a fome! Os sphynx têm um metabolismo mais rápido que a maioria dos gatos, logo, os tutores vão precisar alimentá-los com mais ração. Entretanto, é necessário ficar de olho para que ele não fique obeso, por isso, uma dieta feita com um médico veterinário é o ideal.

10 – Símbolo de prosperidade

No folclore russo, os fatos da raça sphynx são símbolo de sorte e prosperidade. Por esse motivo, muitos membros da antiga realeza russa tinha a raça como pet. Na época, ter um gatinho sphynx simbolizava que além de arcar com os gastos dele, o tutor poderia arcar com muitas outras coisas, se tornando próspero.

Últimas notícias