metropoles.com

Flipiri é a festa da literatura no coração de Goiás

Oitava edição do evento segue até domingo (20/11) e terá como homenageado o escritor e cartunista Ziraldo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
pirenopolis
1 de 1 pirenopolis - Foto: Reprodução

Começa na sexta-feira (18/11) a 8ª Festa Literária de Pirenópolis, Flipiri. O evento vai até domingo (20/11), com um pouco de atraso em relação às edições anteriores. Teve a data remarcada, o que causou alguma reclamação daqueles que haviam se planejado para ir à cidade na data inicialmente informada. A festa, porém, merece a presença de quem gosta de literatura. Como a Flip, a Feira Internacional de Paraty, acontece em uma das cidades com mais apelo histórico da região.

Neste ano, o homenageado será Ziraldo (foto abaixo), um pouco na carona da Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília, já que o cartunista foi uma das atrações daquele evento. O autor de “Menino Maluquinho”, seu personagem mais famoso, e ganhador do Jabuti infantil, em 1980, começou na escrita adulta: tinha uma coluna de humor na Folha da Manhã ainda na década de 1950.

Além do trabalho de cartunista e de colunista, Ziraldo foi um ativista do editorial de humor. Fundou o Pasquim, publicação muito popular na década de 1960, e, já no anos 1990, depois da abertura política, a revista Bundas — clara referência satírica à revista Caras. Tem bagagem, do alto de seus 84 anos, recém-completados.

Divulgação

Diversidade
Além de Ziraldo, o evento contará com outros nomes de repercussão nacional, como Ignácio de Loyola Brandão — homenageado da 1ª Flipiri, em 2009, logo depois de ganhar o Jabuti, com “O Menino que Vendia Palavras”; e Tiago de Melo Andrade, ganhador do Jabuti de autor revelação, em 2001.

Haverá, também, sessões de histórias contadas, apresentações teatrais, de dança e de música, e a exposição da obra do artista plástico e arquiteto goiano Elder Rocha Lima. O evento tem ainda uma pegada socioambientalista, com a presença de Nurit Bensusan e Ailton Krenak, ambos escritores e ativistas dedicados ao tema.

Autores goianos e brasilienses também terão espaço na Flipiri: os organizadores do evento reservaram os horários de 14h a 18h, nos três dias da festa, para autores visitantes lançarem e divulgarem seus livros.

Assim, além dos escritores Maurício Gomyde e Clara Arreguy, e do jornalista e crítico literário Maurício Melo, por exemplo, que participam de mesas dentro da programação oficial, haverá a presença de escritores que acabam de lançar seus livros. Entre eles, a jornalista Paulliny Gualberto, com seu “Alegro Ma Non Troppo”, e o colunista aqui, com o livro de poemas “Terminal”, ambos no sábado (19/11). Confira a programação completa da 8ª Flipiri.

Divulgação

Prêmio Jabuti
Por falar em Jabuti, saiu a lista dos vencedores deste ano. O único brasiliense agraciado foi Roger Mello (foto acima), na categoria infantil (a mesma que ganhou Ziraldo, com quem já trabalhou), com o livro “Inês”. Mello já havia faturado o Jabuti em 2002, com “Meninos do Mangue” (olha aí os meninos de novo) e, em 2014, ganhou, como ilustrador, o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil.

Eis alguns dos vencedores nas principais categorias: Romance – “A Resistência”, de Julián Fuks (Cia. das Letras); Contos e Crônicas — “Amora”, de Natalia Borges Polesso (Não Editora); Reportagem e Documentário – “Cova 312”, de Daniela Arbex (Geração); e Poesia – “Agora Aqui Ninguém Precisa de Si”, de Arnaldo Antunes (Cia. Das Letras). No site oficial do Jabuti estão os nomes de todos os vencedores.

O anúncio dos livros do ano de Ficção e Não Ficção será feito na cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores das diversas categorias. Haverá também o prêmio do público — é a primeira vez que o Jabuti apresenta essa categoria. O prêmio será concedido em parceria com a Amazon, que está compilando a votação por meio das críticas dos livros finalistas em seu portal.

Para finalizar, claro, um poema sobre Pirenópolis:

Pedra Filosofal I

que queres
cidade
alquimista,
com esse povo
que te visita?
transformar em
ouro a
pirita?
ou apenas
dissolvê-los
revolvê-los
anestesiados
de birita?

João Bosco Bezerra Bonfim
(Pirenópolis Pedras Janelas Quintais, Editora Plano, 2002)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?