Morre cerimonialista gaúcha Marta Baena, amiga de autoridades do Judiciário

Confira o que o ministro Gilmar Mendes e outros amigos próximos da servidora falaram em sua homenagem

Claudia Meireles ,
Rafaela Amaral
Compartilhar notícia

Notícia triste para os brasilienses: a capital se despede de Marta de Azevedo Baena, figura ímpar do cerimonial público e do judiciário, vítima de um acidente caseiro que levou ao fraturamento do fêmur. No hospital, Marta sofreu duas paradas cardíacas que causaram seu falecimento, no último sábado (4/7).

A gaúcha foi chefe de cerimonial do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho. Além disso, atuou no Superior Tribunal Militar e no Tribunal Superior Eleitoral, orquestrando posses de renomadas autoridades.

Marta é autora do livro Cerimonial Contemporâneo, lançado em 2014, juntamente à colega e cerimonialista Sergina Pedrosa. Além disso, integrava o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil) e a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP).

Bem relacionada, a servidora conquistou a aposentadoria, mas concretizou sua amizade com personalidades importantes, como os ministros do STF, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello; a desembargadora do TJDFT Sandra de Santis; a presidente do TST, Maria Cristina Peduzzi; e Maria Elizabeth Rocha, ministra do STM.

“Nos despedimos de Marta Baena, grande amiga da família. Somos muito gratos por tudo que Martinha representou em nossas vidas. Nossos sentimentos aos amigos e familiares”, afirma Gilmar Mendes à coluna Claudia Meireles.

“Ela era a pessoa mais alegre que eu conheci”, declara a filha Tatiana de Azevedo.

A gaúcha participou do jantar do Dia Nacional do Cerimonialista no restaurante Così, em novembro de 2019

No Instagram, a servidora do STJ Ketlin Feitosa homenageou a amiga com palavras saudosas. “A Martinha era um anjo na minha vida. Um anjo de asas e cabelos coloridos que só tinha uma missão: dar amor. Obrigada, minha amada! O teu amor me ensinou a ser grata por cada minuto de presença ao seu lado”, escreveu.

Já a advogada Guiomar Feitosa compartilhou o carinho pela amiga de longa data com a coluna: “‘Minha Martinha amada’: era assim que a chamava. Minha amiga, minha irmã, minha companheira inseparável nos momentos de alegrias, tristezas e dificuldades. Compartilhamos a esperança, a fé, a determinação e a euforia. Tudo na Martinha era intensidade. Amava demais, sorria demais, falava demais, ajudava demais, iluminava demais. ‘Martinha chegou!’ Essa frase significava ‘a alegria chegou'”.

“Não sei como serão os nossos encontros de família sem a minha amada Martinha! Saudade imensa dos ‘beijos e beijos, beijos e beijos, te amo, te amo, te amo, Guiguiu!’ Agarro-me à certeza de que as luzes e o colorido da alma bondosa e abençoada da minha amada Martinha tragam de volta o meu sorriso. Por agora, vejo o mundo em preto e branco nessa ausência de cores, nesse vazio enorme que tomou conta de mim”,  continuou.

Também amiga e colega de Marta Baena, Andrea Aghisi se pronunciou nas redes sociais:

“Foi ela que, quando iniciei no cerimonial público, me explicou os primeiros passos, abriu seus arquivos impecáveis, me ensinou tudo. Trabalhamos tantas vezes lado a lado, além da amizade e do amor que nos unia”, lamentou a ex-chefe de cerimonial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Andrea Aghisi homenageia Marta Baena no Instagram

Antonio Caddah, colega de profissão no STF e detentor de sincera amizade de 20 anos com a gaúcha, expressou seus sentimentos em postagem no Facebook:

“À minha maestra e amiga, devo todo meu saber no cerimonial público. Rendo aqui minha admiração e homenagem pelo seu passamento. Que seu caminho seja iluminado”, publicou.

Postagem de Antonio Caddah

Empresária por trás da loja de acessórios e café Confraria, Ana Paula Ávila manifestou suas lembranças com a cliente e amiga do peito: “Sentirei muitas saudades Martinha. Te amo, minha querida amiga”, escreveu no Instagram.

Marta Baena e Ana Paula Ávila

A assessoria do cerimonial da presidência do TST comunicou, em um e-mail, o falecimento da servidora:

Nota de pesar

A colega Katia Albuquerque também se expressou após saber da triste notícia:

Marta Baena deixa o marido, Eduardo; duas filhas, Tatiana de Azevedo Baena, secretária-geral da Presidência do TST, e a servidora Andrea Baena de Mesquita; e quatro netos.

A coluna Claudia Meireles presta condolências aos familiares e amigos de Marta Baena.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile