metropoles.com

Moradores da 204 Sul fazem tarde de lazer para comemorar o Dia das Crianças

À frente da organização, Virgínia Guimarães sentiu a necessidade de promover alguma atividade aos pequenos da quadra. Ela é avó de Teodoro

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Ação quadra 204 Sul
1 de 1 Ação quadra 204 Sul - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Em Brasília, uma tradição levada à risca pelos avós é “descer” do apartamento e levar os netos para brincarem um pouco no parquinho. É o caso de Virgínia Guimarães e o neto Teodoro, de 4 anos. Moradora da 204 Sul, ela vê o brilho no olhar do menino quando chega ao lugar recreativo. Na quadra onde vive, outros pais, avós e tios compartilham do mesmo sentimento, o que resultou em uma divertida festinha nessa quarta-feira (8/10) para celebrar o Dia das Crianças.

Quando Virgínia leva Teodoro ao parquinho, costuma encontrar com outros moradores. Fabiany Itaborai e o neto Miguel, de 4 anos, entram na lista. Enquanto os meninos se divertem, as avós costumavam conversar e, às vezes, o assunto gira em torno da angústia das crianças por ficarem somente em casa. “Dizemos que somos as amigas da pandemia, mães e avós, porque de um tempo para cá passamos a descer ao parquinho”, conta Virgínia.

Com vontade de ver os olhinhos dos pequenos brilhando novamente, Virgínia, Fabiany e outros pais e avós tiveram a ideia de proporcionar aos seus filhos ou netos uma tarde de lazer, com direito a futebol de sabão, pula-pula, piscina de bolinhas e brincadeiras lúdicas. Um verdadeiro sonho de meninos e meninas que não veem a hora de poder brincar sem medo de ser feliz.

Os preparativos começaram há duas semanas. A sessão não se limitou somente à 204 Sul. As mentes por trás da organização tiveram, ainda, a ideia empática de arrecadar roupas e brinquedos, que serão doados às crianças carentes de Planaltina de Goiás, município do Entorno do DF.

De acordo com Virgínia, a iniciativa, do início ao fim, gerou acalento aos dias difíceis vividos: “Devagarzinho, dá para voltar à normalidade”.

Participaram do evento, cerca de 35 meninos e meninas de todas as idades. “Aqui na quadra temos crianças desde 3 meses até os 12 anos”, afirmou Virgínia. Além dos brinquedos infláveis, a garotada se jogou nas competições de balão com água, pula-saco, pintura de copos e ovo na colher. Como os pequenos gastaram as energias acumuladas, os “adultos” prepararam deliciosos lanches. Bolos, pães de queijo, sorvetes, dindins, sucos e frutas atraíram quem precisou recarregar as baterias.

Ação quadra 204
Teodoro Guimarães (de amarelo) entre os amiguinhos

“O mais importante foi ver a alegria das crianças e famílias em poderem conversar, congregar e se conhecer. Tem gente que chegou agora na quadra, outros vão se mudar e, praticamente, não viu ninguém durante o ano”, destaca Virgínia. Não foram só os pequenos que desfrutaram da recreação. Por volta das 19h, pais e avós voltaram à infância ao poderem entrar no pula-pula e futebol de sabão. “Foi aquela felicidade”, confessa.

Por conta das medidas de segurança, adultos e crianças desceram de máscara e, devido ao ambiente ser aberto, tiraram o acessório. “Estava bem ventilado. Colocamos os brinquedos na sombra e providenciamos bastante líquido para as crianças. Foi uma alegria vê-las felizes novamente”, ressalta Virgínia Guimarães. As organizadoras esperam repetir a dose, mesmo sentimento da criançada.

Boa-nova!

Com o sucesso da festinha, as organizadoras pretendem fazer a segunda edição para celebrar o Natal. “Vamos preparar algo ainda melhor e arrecadar mais”, entrega a avó de Teodoro. Ao revelar a novidade, Virgínia lembrou de quando os filhos brincavam nas dependências da quadra. “A 204 Sul tem história. Meus filhos mais velhos cresceram aqui. Me mudei e, agora, voltei. Hoje, quem brinca é meu neto. Uma alegria sem tamanho”, rememora.

Confira os cliques da tarde de lazer:

Ação quadra 204 Sul
Virgínia Guimarães  é apaixonada pelo neto: “Quatro anos de lindeza e muito amor”
Ação quadra 204 Sul
Teodoro brincando na competição de ovo na colher
Ação quadra 204 Sul
Criançada se divertindo
Ação quadra 204 Sul
Os pequenos pintaram
Ação quadra 204 Sul
Momentos de dança e diversão
Ação quadra 204 Sul
Muita tinta para as brincadeiras
Virgínia Guimarães e Ligia Badauy
Virgínia Guimarães e Ligia Badauy
Ação quadra 204 Sul
Pronta para fazer a própria arte
Ação quadra 204 Sul
Todo mundo se divertiu
Ação quadra 204 Sul
Os pequenos descarregaram as energias acumuladas
Ação quadra 204 Sul
Hora do futebol de sabão
Ação quadra 204 Sul
Momentos divertidos não faltaram
Ação quadra 204 Sul
Um delicioso dindin para se refrescar do calorão
Ação quadra 204 Sul
Também teve piscina de bolinha
Ação quadra 204 Sul
Pose para a foto com a mãozinha cheia de tinta
Ação quadra 204 Sul
Hora da pintura
Ação quadra 204 Sul
Futebol de sabão alegrou a criançada
Ação quadra 204 Sul
O sorriso no rostinho dos pequenos em brincar
Ação quadra 204 Sul
Guerra de balão com água

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia