metropoles.com

Estão abertas as inscrições para o prêmio Olhar Brasília 2020

Organizada por Marcia Zarur e Samanta Sallum, a edição deste ano homenageará os 60 anos de Brasília em fotos

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial para Metrópoles
Samanta Sallum e Márcia Zarur
1 de 1 Samanta Sallum e Márcia Zarur - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial para Metrópoles

O pôr do sol, o “céu de brigadeiro”, os ipês amarelos e a arquitetura moderna são apenas algumas das características que encantam quem conhece Brasília. A primeira edição do prêmio Olhar Brasília de Fotografia, realizada em 2019, provou, por meio de fotos de mais de 500 pessoas, que a capital federal tem incontáveis qualidades.

Para 2020, as jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum preparam uma edição especial do concurso, homenageando os 60 anos de Brasília. Serão escolhidas fotos em cinco categorias: Brasília 60 anos, P&B, Cor, Memória e Júri Popular.

Além do público, que votará na última categoria, jornalistas, arquitetos e integrantes do setor produtivo da capital integrarão o júri do concurso.

As inscrições foram abertas no último sábado (21/03) e seguem até 21 de abril. Para participar, os fotógrafos amadores e profissionais devem preencher o formulário de inscrição no site, seguir o perfil do Olhar Brasília no Instagram e curtir a página do Facebook.

O projeto faz parte do movimento Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo, que envolveu milhares de pessoas nos últimos três anos, e distribuirá R$ 9 mil em prêmios entre as categorias.

Coronavírus

O coronavírus não precisa ser um empecilho para os participantes. Marcia lembra que a foto não precisa ser atual e nem inédita.

“Ninguém precisa sair de casa. Temos também a categoria Memória, que estimula aquele garimpo nos álbuns de famílias. Queremos valorizar a história da cidade, com registros fotográficos das últimas seis décadas”, ressaltou.

“O coronavírus mexeu com a nossa vida, mexeu com Brasília, mexeu comigo e com todos nós. O momento é para que todos sigam as orientações de ficar em casa, lavar bem as mãos e de ter calma para enfrentar esse desafio. Tudo isso às vésperas do aniversário de 60 anos da nossa capital”, destacou Samanta.

“Nós, do Olhar Brasília, junto a nossos apoiadores e amigos, decidimos que é possível, sim, de uma forma segura, celebrar o aniversário da nossa cidade com a participação de todos. Esse é o convite para vocês estarem com a gente de uma forma especial. Um pouco de alegria, uma trégua no baixo-astral. É hora de remexer o baú de recordações, reabrir álbuns de família, fazer fotos da janela, do quintal, do jardim, do céu…”, completou.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia