Byredo: A marca de perfume que está conquistando o jet-set mundial

Celebridades como Kate Bosworth, Victoria Beckham, Anne Hathaway e Sienna Miller não vivem sem as inovadoras fragrâncias de Ben Gorham

Vittorio Zunino Celotto/Getty ImagesVittorio Zunino Celotto/Getty Images

atualizado 07/08/2019 12:16

O sueco Ben Gorham criou um universo inovador na indústria de perfumes. Com design minimalista, aromas viciantes e embalagens clean, os perfumes Byredo rapidamente se tornaram essenciais às pessoas que viajam o globo atrás de novidades. Outro diferencial importante: a marca é adepta da tendência genderless, e os produtos não têm separação entre feminino e masculino. O cliente se guia apenas pelo gosto pessoal.

Ao entrar em uma das lojas da marca, você sente como a arte do aroma é coisa muito séria para eles, que a tratam como puro luxo. É como se fosse a alta costura dos perfumes.

A embalagem é sofisticada e tem uma tampa magnética. Os nomes das fragrâncias são originais: Gypsy Water (Água Cigana), Bal D’Afrique (Baile da África), Rose of No Man”s Land (Rosa de lugar algum), Flowerhead (Cabeça florida), Blanche (Branca), entre outros.

Blanche contém tons de pimenta e rosas. A essência é diferente de qualquer outra fragrância. Chique e moderna, é uma “incorporação” do próprio cheiro do minimalismo.

Gypsy Water é o favorito de celebridades como Kate Bosworth e Sienna Miller, com tons de bergamota e pimenta. Victoria Beckham tem na bolsa o Bal d’Afrique, enquanto a atriz Anne Hathaway já usou o Rose Noir.

 

Gorham é o fundador e diretor artístico da Byredo. A linha de perfumes exclusivos foi lançada em 2006. Atualmente, o sueco vive em Estocolmo com sua esposa e filhos, mas se divide entre a capital sueca, onde comanda um estúdio, e o escritório em Nova York. Seus produtos são abastecidos em quase 40 lojas nos Estados Unidos, França, Suécia, Hong Kong e Reino Unido.

O perfume de Ben Gorham cresceu tanto que a empresa abriu lojas própria nos principais centros fashion do mundo: na Rue Saint-Honoré, em Paris; em uma casa de três andares na Lexington Street Soho, em Londres; na Wooster Street, em Nova York; e no Aventura Mall, em Miami.

O fundo de investimento inglês Manzanita Capital – que também tem a maioria das ações da marca de perfumes Diptique – comprou parte da Byredo e está investindo no crescimento internacional da marca.

Por enquanto, as fragrâncias não está à venda no Brasil, mas fico na torcida para que os produtos de Ben Gorham cheguem em breve por aqui.

Além dos perfumes, a Byredo tem fragrância para os cabelos, velas, sprays para casa, perfumes para lençóis, gel de banho, loção para o corpo e creme para as mãos.

“Criar um perfume, para mim, é como criar um projeto de arquitetura”, afirmou Ben Gorham em entrevista ao site Contributor.

SOBRE O AUTOR
Claudia Meireles

Acumula temporadas de estudos nos Estados Unidos, França e Inglaterra. Em Nova York, trabalhou no mercado de artes. Após uma década vivendo no Rio de Janeiro, onde atuou na Galeria Luciana Caravello, decidiu retornar a Brasília. Atualmente assina uma coluna social no portal Metrópoles.

Últimas notícias