Arquiteto dos famosos, André Piva morre aos 52 anos no Rio de Janeiro

Irmão do ator Guilherme Piva, o arquiteto era casado com o estilista Carlos Tufversson. Outra paixão de André era a Cidade Maravilhosa

atualizado 06/08/2020 14:17

@andrepiva/Reprodução/Instagram

Considerado um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, André Piva morreu aos 52 anos, nessa quarta-feira (5/8), em decorrência de uma leucemia linfocítica aguda. Em estado gravíssimo, o gaúcho, que morou em Brasília, estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (7/8), no Cemitério da Penitência, no Rio. Em razão dos protocolos de segurança, a cerimônia será reservada à família, que pede a compreensão dos amigos e admiradores de André para evitar aglomerações. Irmão do ator Guilherme Piva, o arquiteto casou-se no civil com o estilista Carlos Tufversson em 2013, embora estivessem juntos desde 1995.

Enfim, casados, André e Carlos receberam a alta sociedade carioca e de outros cantos do país em uma belíssima recepção. A badalada festa para marcar a união civil dos pombinhos ocorreu no Museu de Arte Moderna do RJ (MAM Rio). Quem conhecia o casal, notava que o amor entre os dois estava evidente em cada detalhe, como na bio do perfil de Carlos no Instagram: “Estilista e um carioca apaixonado pelo Rio e pelo André”, escreveu.

André Piva e Carlos Tufversson
André Piva e Carlos Tufversson

André nasceu em Caxias do Sul (RS), passou uma época em Brasília e se encontrou de fato na Cidade Maravilhosa, onde tornou-se um dos mais renomados arquitetos do Rio de Janeiro. Aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele graduou-se em 1990. Proprietário de um escritório homônimo na Lagoa, o arquiteto detinha uma lista invejável de clientes. O profissional costumava atender celebridades, políticos e empresários.

André Piva
André na SP-Arte

Inaugurado em 1997, o André Piva Arquitetura assinou projetos para além das fronteiras tupiniquins, em Portugal, França, Inglaterra, Estados Unidos e até em Israel. Dentre os trabalhos mais recentes do gaúcho de alma carioca, está a revitalização do Cinema Leblon e o restaurante Malta, no Jardim Botânico, do qual era sócio.

Na Cidade Maravilhosa, André morou por 31 anos, razão para receber o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, em 2014. No currículo de André, também consta o livro que trazia o nome de seu escritório. Na publicação lançada em 2017, ele reuniu seus melhores trabalhos.

André Piva e Carlos Tufversson_1
Ao lado do marido, André com o título de cidadão honorário

A coluna se solidariza com os amigos e familiares de André!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias