Aprenda formas fáceis de raspar o cabelo com máquina em casa

A coluna conversou com dois especialistas, que ensinam como raspar o cabelo em casa sem erro

Rafaela Amaral ,
Claudia Meireles
Compartilhar notícia

Uma onda de “mudanças no visual” invadiu as redes sociais nas últimas semanas em razão do confinamento estabelecido como medida de prevenção à Covid-19. No Instagram, por exemplo, vira e mexe uma personalidade revela um novo estilo ou nas madeixas.

É o caso de André Rochadel, cozinheiro e colunista de gastronomia do Metrópoles. Sem previsão para voltar ao salão de beleza, o ex-Masterchef viu que estava sem corte e decidiu raspar a cabeleira.

“Já tinha feito isso antes e gosto muito”, afirma André, que contou com as dicas do hairstylist Diego Cavalcanti para fazer o procedimento.

O chef ainda revelou à coluna que ficou se olhando no espelho por 30 segundos com a máquina ligada na mão. “Até que eu dei a primeira passada. Senti um alívio, e terminei de raspar tudo”, acrescentou.

Antes e depois de André Rochadel

O ator Raphael Vianna brincou em seu Instagram com a ideia de abandonar os fios morenos. Em uma postagem, a celebridade surpreendeu os fãs com um clique em que aparece careca. Entretanto, não passava de uma pegadinha. O ator havia feito Photoshop para “apagar” o cabelo.

Apesar da “mentirinha”, o público elogiou o visual. “Bonito de qualquer jeito”, elogiou um dos seguidores.

Curiosa com esse acontecimento que vem tomando as casas dos “confinados de plantão”, a coluna Claudia Meireles conversou com Diego Cavalcanti, cabeleireiro e proprietário do Salão Lounge, e Leonardo Rodrigues, barbeiro e visagista da Barbearia Cali, para saber como raspar o cabelo em casa e quais cuidados a técnica demanda.

O hairstyle Diego Cavalcanti é especialista em corte masculino e aprova a ideia de usar a máquina para dar um “up” no visual. Para ele, o estilo permite que o rosto fique mais à mostra, além de dar um charme extra.

Diego Cavalcanti

Para efetuar a mudança, você vai precisar de uma máquina de corte de cabelo muito boa. “Cuidado com os pentes que possuem variações de tamanho”, alerta o profissional. Ele sugere a marca WAHL.

O local ideal para realizar a atividade é o banheiro. Para Diego, a vantagem do cômodo é que, após o corte, a pessoa já entra no banho.

Além disso, ele recomenda o uso de espelhos móveis para visualizar a parte de trás da cabeça.

O primeiro passo é deixar o cabelo limpo, não necessariamente molhado, e passar as mãos nos pelos para senti-los e entender o sentido do crescimento dos fios. Sinta também o peso da máquina.

Escolha o número 3 da máquina, tamanho médio para fazer as laterais. “É sempre bom testar com a maior numeração para não cortar demais e mostrar o couro cabeludo”.

Separe o cabelo em um formato de ferradura na parte superior e passe a máquina na lateral inferior. Repita o número de vezes necessárias até que todos os pelos sejam cortados.

Depois, mude a máquina para o número 4 e siga para o topo da cabeça. “Faça na direção do crescimento do cabelo”, destaca Diego, que logo indica a checagem no espelho para ver se ficou algum fio sobrando. Se houver, corte-o.

Com o corte finalizado, tome um banho e use um bom xampu, conforme orienta o profissional.

1/2
Diego Cavalcanti recomenda a marca WAHL
E indica o xampu Keune 1922 Fortifying

O brasiliense Leonardo Rodrigues também defende a escolha da máquina na hora de “aprimorar a aparência”. Com 20 anos de trabalho na área, o barbeiro e visagista garante que o uso da tesoura traz uma probabilidade de erro muito grande. “A máquina também fornece mais facilidade de manuseio”, frisa.

Barbeiro e visagista Leonardo Rodrigues

Segundo o visagista, em sua maioria, os homens possuem a pele e os cabelos oleosos. Para isso, ele aconselha a utilização de xampu com efeito mentolado ou adstringente para reduzir o excesso de oleosidade. Entre as recomendações do profissional estão o Redken Brews Mint e o Keune 1922 by J. M. Keune Deep-Cleansing.

Rodrigues destaca que, no momento em que for realizar o corte, a pessoa precisa observar o formato do rosto. Contudo, em uma regra geral, em todo cabelo masculino a lateral é mais curta que a parte superior. “Por isso é tão importante ter um bom equipamento para fazer isso”, complementa.

Um erro muito comum entre os homens é trocar o xampu pelo sabonete. Esse último, segundo o profissional, ocasiona caspas no couro cabelo. Mantenha a lavagem convencional, mesmo com os cabelos curtos.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile