Aluno da Escola das Nações presenteia colegas com livro sobre Brasília

A obra conta sobre a construção da capital e a vinda dos avós de garoto, Hugo Maschwitz e Mercedes Urquiza, de Buenos Aires para a cidade

atualizado 20/09/2020 21:23

Lorenzo Maschwitz Imagem cedida ao Metrópoles

Brasília completou 60 anos no dia 21 de abril. A trajetória da capital federal é marcada por histórias que merecem ser conhecidas desde a infância. Assim pensa Lorenzo Maschwitz, de 9 anos. Aluno da 4ª série do ensino fundamental da Escola das Nações, o garoto precisou fazer um trabalho estudantil sobre a cidade, mas decidiu ir além do que a professora pediu, levando conhecimento aos colegas de classe.

Por um motivo especial, Lorenzo usou na atividade o livro A Trilha do Jaguar – Na Alvorada de Brasília. Lançada em abril de 2018, a publicação conta em detalhes a vinda do avô do menino, Hugo Maschwitz, para o “Quadradinho”. Com a demonstração de interesse dos amigos de turma, o aluno resolveu presenteá-los com um exemplar.

Os coleguinhas ficaram entusiasmados em saber da história da capital contada por alguém tão próximo. No caso, a avó de coração do garoto, Mercedes Urquiza. A pioneira de Brasília fez questão de autografar cada livro. Amigo de Lorenzo, Fernando Falcão não hesitou em posar com o presente como forma de agradecimento. Outros crianças entraram na brincadeira e também tiraram fotos com a obra.

Lorenzo Maschwitz
Lorenzo deu o livro aos colegas de classe
Fernando Falcão
Fernando com o presente

A bordo de um jipe, Hugo Maschwitz saiu de Buenos Aires, na Argentina, rumo à Brasília. Ao lado dele, estava a então mulher, Mercedes Urquiza. O casal saiu da capital argentina em 1 de outubro de 1957. A viagem até Brasília durou 48 dias.

A primeira estadia deles em solo candango foi na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Com uma linguagem bem-humorada, o livro conta a história da construção de Brasília sob a perspectiva de Mercedes. A autora escreveu a obra, dividida em 30 capítulos e recheada de fotografias particulares, como o casamento dela com o avô de Lorenzo, Hugo Maschwitz.

Este ano, a capital entrou na grade de estudo da Escola das Nações. Em tempos normais, os alunos leriam A Trilha do Jaguar – Na Alvorada de Brasília todos na sala de aula. Mas, devido a pandemia, os encontros diários presenciais foram suspensos. Fixada no Lago Sul, a instituição de ensino prevê voltar a receber os estudantes, de forma escalonada, na segunda-feira (21/9).

Confira abaixo os amiguinhos de Lorenzo que ficaram felizes da vida com o presente especial!

Arthur Scapucin Lee
Arthur Scapucin Lee
Natália Miari
Natália Miari
Henrique Bracarense Amaral_1
Henrique Bracarense Amaral
Isadora Palmeira
Isadora Palmeira
Caio Diniz Garoni
Caio Diniz Garoni
Bianca Vianna Poppius
Bianca Vianna Poppius
Pedro Rosas
Pedro Rosas
Fernando Falcão
Amiguinho de Lorenzo, Fernando Falcão
Lorenzo Maschwitz
Lorenzo Maschwitz

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias