Deputados aprovam 3 requerimentos para Marcos Pontes dar explicações

Um deles quer mais detalhes sobre a demissão do ex-diretor do Inpe, Ricardo Galvão

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 14/08/2019 18:05

Foram aprovados, nesta quarta-feira (14/08/2019), ao menos três requerimentos solicitando a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

Além de esclarecer a demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Galvão, deputados que compõem o colegiado querem mais informações sobre a política de investimento na ciência e tecnologia e sobre a viagem custeada com recursos públicos aos Estados Unidos feita pelo ministro junto a sua assessora e sócia, Christiane Gonçalves Correa, em julho deste ano.

Os requerimentos, protocolados por deputados do DEM, PT e PSol, foram subscritos por parlamentares de outras siglas. Na audiência pública que discutirá os cortes orçamentários definidos pelo Governo Federal para a área da educação, deputados também querem contar com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Atualmente encontram-se na Comissão, à espera do parecer do relator, o Projeto de Lei nº 2.926/2019, que veda o corte e a interrupção de bolsas de pesquisa, já em andamento na Casa, e que pretende “proteger as bolsas de pós-graduação e bolsas científicas de cortes que podem ser feitos ao sabor da conjuntura”, nas palavras do autor da proposta, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).

SOBRE O AUTOR
Últimas notícias