metropoles.com

Bolsonaro e Moro criam capital nacional do inhame. Saiba onde é

Município do Espírito Santo ganhou o título por estar na rota dos maiores produtores do país. Por lá, a safra ultrapassa 50 mil toneladas

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Foto colorida de uma porcção de inhame - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma porcção de inhame - Metrópoles - Foto: iStock

Entre os despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desta quinta-feira (05/12/2019) está uma decisão inusitada. O chefe do Executivo e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, criaram a capital nacional do inhame (foto em destaque).

O título foi concedido ao município de Alfredo Chaves, no Espírito Santo. A lei foi publicada nesta quinta, no Diário Oficial da União (DOU).

A cidade está na rota dos maiores produtores do país. Por lá, a safra ultrapassa 50 mil toneladas por ano e o produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias da localidade.

Em agosto, o Senado aprovou a proposta que concede o título. A matéria é de autoria do deputado Lelo Coimbra (MDB-ES). A conquista veio após o relatório favorável do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O inhame é um tubérculo oriundo da África e da Ásia que tem na composição as vitaminas A, B e C, além de amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibras.

Reprodução/DOU

Compartilhar notícia