metropoles.com

Após ficar no miojo na Ásia, Bolsonaro aprova banquete árabe

Presidente e comitiva foram recebidos para banquete de honra em Abu Dhabi feito pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Zayed Al Nahyan

atualizado

Compartilhar notícia

Clauber Cleber Caetano/PR
27/10/2019 Palácio do Governo (Qsar Al Watan)
1 de 1 27/10/2019 Palácio do Governo (Qsar Al Watan) - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Enviado especial a Abu Dhabi (Emirados Árabes) – A alimentação tem sido um desafio para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na viagem internacional que começou no último dia 20 de outubro, no Japão, e tem como última parada a cidade de Riade, capital da Arábia Saudita, onde a comitiva brasileira fica até o próximo dia 30.

Apesar de contar com restaurantes requintados nos locais onde se hospeda, o presidente tem recorrido a lanchonetes de shoppings para driblar os perrengues com comidas que não conhece ou não gosta.

A dificuldade foi maior no Japão, primeira parada, onde o próprio presidente admitiu que não comeu “nem 5%” do que estava disponível em um banquete oferecido por ocasião da entronização do novo imperador do Japão, Naruhito.

“Peixe, só se for frito”, disse Bolsonaro no país do sashimi. E, quando a agenda apertou, o presidente admitiu ter apelado várias vezes a pacotes de macarrão instantâneo, popularmente chamados pela marca mais famosa: Miojo.

Desde a chegada à península árabe, porém, a situação melhorou para o paladar presidencial. Em conversa com jornalistas brasileiros antes de deixar Abu Dhabi com destino a Doha, no Catar, nesta segunda-feira (28/10/2019), Bolsonaro disse que não ficou com fome no banquete oferecido no dia anterior pelo xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan a ele e demais membros da comitiva brasileira, como o deputado federal pelo PSL do Rio de Janeiro Hélio Lopes (na imagem em destaque, cumprimentando o príncipe herdeiro).

“Até a comida foi bacana, diferente do peixe, que eu não sou muito chegado”, divertiu-se o presidente. “E isso não é discriminar nem fazer desfeita. Eu como qualquer coisa, se preciso for”, completou.

O presidente não detalhou, no entanto, o que foi servido no banquete real árabe. “Camelo eu não comi”, brincou.

Também convidados para comer no suntuoso Palácio do Governo de Abu Dhabi, mas em uma ala separada de onde estavam os chefes de Estado, jornalistas brasileiros que acompanham a viagem foram muito bem servidos. O prato principal era um tradicional arroz com cordeiro e grão-de-bico (foto abaixo).

Raphael Veleda/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?