*
 
 

Eu acho curioso observar a forma como as pessoas investem em suas casas. A área do sofá, por exemplo, um dos destaques visuais de qualquer lar, é das que mais me intrigam. Criam-se grandes preocupações e dispende-se tanta energia na escolha do sofá, mas, na hora de pensar no que vai completar esse espaço, é comum acontecer uma preguiça criativa ou mesma financeira. Especialmente no caso dos sofás encostados na parede.

Em geral, a forma como decoramos a parede é que vai dar o tom desse espaço de destaque, e não o sofá. Ou seja, investe-se tudo no sofá, nada na parede que o emoldura e, naturalmente, apesar do alto investimento, o resultado não chega nem perto do sonhado.

Se na sua casa você tem exatamente esse comichão de que o ambiente do sofá não está bem finalizado, é hora de pesquisar ideias e recriar esse espaço vertical tão importante para o borogodó do nosso lar. Siga as dicas:

1- A ideia mais comum, porém a mais segura: bons quadros pendurados. A dica aqui é variar nos tamanhos, de maneira que se forme uma especie de encaixe entre eles.

Imagem relacionada

2- Se você não quer optar pela tradicional galeria, uma forma sofisticada de expor objetos é usar prateleiras superestreitas, sobre as quais apoiam-se quadros de diferentes formatos e tamanhos.

Imagem relacionada

3 – Nem só de quadros vive a parede do sofá. Tirar o espelho do hall ou da sala de jantar e levá-lo para a área do sofá é o tipo de atitude que chamo de fator imprevisível: escolhas que transformam uma casa bonita em uma casa inesquecível.

4 – Mapas são formas baratas e super descoladas de criar uma decoração para a sala de estar. Por terem formatos grandes, ficam bem até mesmo desacompanhados nesse tipo de parede. E pode se tornar uma boa lembrança das suas aventuras mundo afora.

5- Objetos inusitados na parede podem ser outro tipo de trunfo imprevisível que deixam o espaço surpreendentemente descolado e bonito.

6- Tecidos com estampas incríveis e tapeçarias são belas opções para a parede do sofá. Eles podem ser pregados diretamente com pregos, em um cabide especial de madeira, ou mesmo enquadrados.

7- Texturas como tijolos, pedras, revestimentos 3D e cimento queimado são exemplos incríveis para quem não quer investir em arte. Elas preenchem o espaço de tal forma que, quando bem escolhidas, dispensam mais decoração no ambiente.

Imagem relacionada

8- Plantas são as queridinhas do momento para qualquer cômodo da casa. Espalhadas próximo ao sofá, elas decoram o espaço com o frescor e a leveza do verde.

Veja dicas e inspirações para sala de estar pequena. Projetos criativos, elegantes e funcionais com móveis e espaços bem aproveitados.

9 – Nada traz um colorido tão simples e sofisticado quanto uma bela estante de livros na casa. E por que não, atrás do sofá. Essa, inclusive, pode ser uma bela solução para economizar espaço se você não sabe onde colocar os livros.

Resultado de imagem para sofa estante

10- Usar uma arandela ou mesmo uma luminária de chão como ponto decorativo do espaço é uma forma elegante e minimalista de dar um pouco de vida para essa parede sem fazer grandes alardes.