metropoles.com

O que se sabe sobre a cura energética pelas cores

Saiba como as diferentes tonalidades podem influenciar seu campo físico, mental e emocional

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK
Colorful coloring pencils aligned on a rainbow gradient closeup pattern and texture.
1 de 1 Colorful coloring pencils aligned on a rainbow gradient closeup pattern and texture. - Foto: ISTOCK

As cores nada mais são que luz e energia. A cor é visível porque reflete, dobra e refrata através de todos os tipos de partículas, moléculas e objetos. Há uma variedade de comprimentos de onda em que a luz pode ser categorizada, produzindo diferentes tipos de luminosidade.

As cores influenciam diretamente emoções e sentimentos, comportamentos e estado de espírito. E, por isso, a importância de se conhecer cada uma.

Existem terapias de reestruturação energética por meio das cores — conhecidas como cromoterapia ou terapia de luz. São curas holística que usam o espectro visível de luz e cor para afetar o humor e a saúde física ou mental de uma pessoa.

Cada cor cai em uma freqüência e vibração específicas, que muitos acreditam que contribuem para propriedades específicas que podem ser usadas para afetar a energia e as frequências dentro do nosso corpo.  Embora seja do conhecimento geral que a luz entra através dos nossos olhos, é importante notar que ela também pode entrar pela nossa pele.

ISTOCK
Dadas as frequências e vibrações únicas de várias cores, pessoas acreditam que certas cores que entram no corpo podem ativar hormônios, causando reações químicas, influenciando emoções e permitindo a cura. Afetarem pessoas com distúrbios cerebrais ou com problemas emocionais. Por exemplo, o azul pode ter um efeito calmante e resultar em pressão sanguínea mais baixa, enquanto o vermelho pode ter o efeito oposto.

O verde pode ser usado para relaxar pessoas emocionalmente desequilibradas. O amarelo, por outro lado, ajuda a revigorar pessoas que sofrem de depressão.

Não é um mistério que o sol e sua fonte de luz (ou a falta dela) tenham um efeito profundo sobre nós. Milhares de anos atrás, alguns países começaram a explorar a cor e suas capacidades de cura. Egito, Grécia e China são conhecidos por incursões na cura de cores e terapia.

A terapia das cores ganhou popularidade ao longo dos anos, com numerosos livros sendo escritos sobre ele, incluindo Johann Wolfgang Goethe, que estudou os efeitos fisiológicos da cor.

Você já notou que certos lugares irritam você? Ou são especialmente relaxantes e calmantes? Há uma boa chance de as cores serem as responsáveis por essas sensações.

Há efeitos psicológicos comumente observados da cor no que se refere a duas categorias principais: quente e frio. Cores quentes — vermelho, amarelo e laranja — podem desencadear emoções diversas, desde conforto e calor a hostilidade e raiva. Cores frias — verde, azul e roxo — muitas vezes provocam sentimentos de calma e tristeza.

Talvez você esteja pensando em pintar novamente as paredes da casa ou redecorar o ambiente com uma nova cor. Precisa ser criativo? Quer ajuda para acionar as sinapses cerebrais? Tente usar a cor roxa.

O roxo utiliza tanto o vermelho quanto o azul para proporcionar um bom equilíbrio entre estimulação e serenidade, que supostamente estimula a criatividade. Púrpura claro resulta em um ambiente pacífico, aliviando a tensão. Estes poderiam ser grandes cores para uma casa ou escritório de negócios.  Você está procurando por um ambiente calmo, com efeito calmante? Você pode considerar usar verde e/ou azul. Essas cores frias são normalmente consideradas repousantes.

Evite pintar muitas paredes de cinza. Ele subtrai as energias, nos deixa apáticos, desestimulados e depressivos.

Quer criar um ambiente que estimule o apetite das pessoas? Utilize o amarelo ou o laranja. Essas cores são frequentemente associadas à comida e podem fazer com que sua barriga ronque um pouco.

A cor é consistentemente usada para estimular a fome, influenciar comportamentos positivos ou negativos, encorajar a confiança e os sentimentos de calma, além de outras inúmeras sensações. A maioria dos executivos de marketing e publicidade provavelmente concordará que há benefícios em entender e utilizar os efeitos psicológicos das cores.

ISTOCK

Abaixo um pequeno guia básico para se entender e aplicar as cores a seu favor, segundo o site Art Therapy:

Branco: pureza, inocência, limpeza, senso de espaço, neutralidade, luto (em algumas culturas / sociedades).

Preto: autoridade, poder, força, emagrecimento, morte ou luto.

Vermelho: amor, romance, gentileza, calor, conforto, energia, excitação, intensidade, vida, sangue.

Laranja: felicidade, energia, excitação, entusiasmo, calor, riqueza, prosperidade, sofisticação, mudança, estimulação.

Amarelo: felicidade, riso, alegre, calor, otimismo, fome, intensidade, frustração, raiva.

Verde: naturalidade, crescimento, dinheiro, saúde, inveja, tranquilidade, harmonia, calma, fertilidade.

Azul: calma, serenidade, frio, indiferente, sabedoria, fidelidade, verdade, foco.

Roxa: realeza, riqueza, sofisticação, sabedoria, exótico, espiritual, prosperidade, respeito, mistério.

Marrom: confiabilidade, estabilidade, amizade, tristeza, calor, conforto, segurança, naturalidade, orgânicidade.

Rosa: romance, amor, gentileza, calma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?