metropoles.com

Faça a limpa e organize sua casa

Considero vital para a felicidade e harmonia do lar manter organização e ordem em relação a objetos pessoais e demais coisas

atualizado

Compartilhar notícia

bela-jornada1
1 de 1 bela-jornada1 - Foto: null

Papéis antigos, roupas velhas, objetos que perderam a eficácia… são tantas coisas que acumulamos sem perceber que, quando resolvemos botar a casa em ordem e organizar a bagunça, nos livramos de muita, mas muita coisa que não nos serve mais.

Estou de mudança e, obrigatoriamente, estou tendo que fazer essa limpa geral – e posso afirmar: é libertador. Parece que a vida fica mais leve, a carga menos pesada, sobra mais espaço para o que realmente interessa, ajudamos quem precisa através de doação e a vida fica mais feliz.

Sim, é provado que acumular objetos sem valor, dependendo do grau, pode resultar em um transtorno psíquico caracterizado pela fobia de se jogar qualquer coisa fora, como um apego exagerado.

Eu sei que falta o precioso tempo para a maioria de nós. Afinal, é uma tarefa que exige tempo, energia e dedicação.

Por isso a importância de se manter a organização no dia a dia com a consciência de ir se livrando do que se sabe que será jogado fora mais para frente. Se obrigar a fazer uma limpa nas roupas e objetos pessoais também é uma dica valiosa.

Considero vital para a felicidade e harmonia do lar manter organização e ordem em relação a objetos pessoais e demais coisas.

Segundo a autora do best-seller A Mágica da Arrumação, Marie Kondo, a organização é uma chave importante para a felicidade. Em seu livro, ela afirma que tudo deve ser retirado do lugar e que devemos pegar, sentir se aquele objeto ainda serve de alguma forma e, assim, determinar se queremos mantê-lo ou não. Se você perceber que ama e aquilo lhe traz alegrias, mantenha.

Origem é o excesso
Ela ainda afirma que a origem da bagunça é o excesso, que em consequência traz desarmonia e infelicidade. A verdade é que, como demonstra a série Minimalist, do Netflix, precisamos de bem pouco para viver. A sociedade capitalista nos convence de que precisamos ter e acumular todas as novidades para sermos encaixados na sociedade e que o consumo traz a tão sonhada felicidade.

Além disso, os especialistas da técnica chinesa de harmonização das energias do lar – o Feng Shui – afirmam que a bagunça estagna a energia vital do espaço, pois não encontra uma maneira de seguir o fluxo harmônico. É essencial que se mantenha a organização para que não haja bloqueio da energia, ou qi (chi).

A verdade é que o acúmulo de objetos drena nossa energia vital, e a energia que deveria ser usada para alcançar outras conquistas na vida permanece lá, estagnada. Por isso, reflita se você por acaso está sentindo que algum aspecto sua vida anda, digamos assim, parado ou se você se sente com a energia vital pesada, estagnada. Em caso afirmativo, que tal agendar sua limpa para já?

Compartilhar notícia