*
 
 

Que o chocolate é o melhor amigo das mulheres em momentos como a TPM, todo mundo sabe. Mas você sabia que o cacau é um superalimento poderoso e cheio de benefícios?

Superalimentos são geralmente classificados como aqueles ricos em antioxidantes – compostos que impedem a oxidação e podem impedir que as células saudáveis sejam danificadas. São também aqueles naturalmente perfeitos e que sustentam a saúde, o crescimento e a manutenção do seu corpo.

Os benefícios do cacau são fantásticos: eles podem melhorar sua memória, felicidade, reduzir doenças cardíacas, eliminar gordura, aumentar a imunidade, alem de ser uma excelente fonte de energia.

Isso porque ele é o alimento que contém a maior quantidade de magnésio entre todos os alimentos. O magnésio é um dos mais importantes minerais alcalinos, pois ele equilibra a química do cérebro, ajuda na construção óssea, é associado com o aumento da felicidade, garante uma ótima noite de sono como bons sonhos, auxilia no funcionamento do coração e no sistema digestivo.

ISTOCK

Além disso, é o único alimento que contém uma substancia chamada Anandamida, que é a endorfina fabricada naturalmente pelo nosso corpo após o exercício físico. É derivada da palavra Ananda, que em sânscrito quer dizer “estado de felicidade perfeita”, ou “the bliss chemical”. Por essa razão, o cacau é a nova onda entre os que querem curtir festas eletrônicas.

O cacau tem alta concentração de ferro e cromo, que ajudam, respectivamente, no funcionamento do coração e a manter os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ele contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento, incluindo vinho tinto, açaí, entre outros.

Outra substancia importante que contem em abundância no cacau é a Feniletilamina, que é a substancia que produzimos naturalmente quando nos apaixonamos, além de ajudar na concentração e foco.

O cacau era considerado a bebida dos deuses, pelos povos incas, maias e astecas. Em suas receitas, que passei a incorporar no meu dia a dia, mistura-se o cacau cru sem passar por processos de fermentação, com uma pitada de pimenta cayenna, rapadura e agua.

Cacau cru (fermentado naturalmente) e chocolate processado vendidos em barras são dois alimentos completamente diferentes. O chocolate processado é feito com cacau torrado, açúcar, leite e outros ingredientes que o transformam em um alimento sólido.

Estudos descobriram que, adicionando produtos lácteos, bloqueia-se a absorção de antioxidantes e outras substâncias no chocolate. Enquanto o chocolate processado pode ser delicioso, os benefícios do cacau só são encontrados na forma crua.

A boa notícia é que dá para encontrar o cacau em sua forma pura e aproveitar todos os benefícios desse alimento superpoderoso. Sinto muita diferença na pele e no cabelo, além de me dar energia quando não quero ingerir cafeína.

Salve o cacau.



 


CacauAnandamidaendorfina