">
*
 
 

O endereço é no finzinho da Asa Norte, mas a primeira vez que ouvimos comentários sobre o Empório Iracema estávamos em Blumenau, no Festival Brasileiro de Cerveja Artesanal, em março deste ano. Disseram que era um espaço novo, com boas cervejas e até queijos artesanais raros. Guardamos a informação com carinho e, finalmente, conhecemos o bar com nome de romance. Ao contrário do que costumamos fazer, não revelamos o motivo da visita e fomos como clientes ocultos para termos a experiência mais real possível.

Felipe Menezes/MetrópolesO Empório é pequeno e cheio de objetos antigos garimpados com carinho pelos proprietários. Dois armários de madeira abarrotados de cerveja e três freezers ocupam metade das paredes. O balcão (adoramos balcão) acomoda duas chopeiras e permite a convivência harmônica de dois degustadores (mas quem quiser apertar, sabe como é…igual coração de mãe). E tudo ganha vida e cor com letterings lindos atrás da bancada.

Por causa da rotatividade e quantidade de cerveja, é preciso dar uma voltinha no bar para desbravar as possibilidades. Percebemos que a seleção não inclui cervejas raras ou difíceis de serem encontradas, mas, sem dúvida, os rótulos formam uma lista com ótimas opções para tomar na hora ou levar. Destacamos, por exemplo, rótulos da cervejaria gaúcha Seasons, da paulistana Dogma e da carioca Hocus Pocus.

No dia que estivemos lá, os chopes engatados eram o 6 O’ Clock, uma IPA da cervejaria Invicta, e a Hefe-Weiss da alemã Weihenstephan. Apesar do convidado estrangeiro, o Empório Iracema prioriza e valoriza produtos nacionais, tanto é que 90% dos rótulos são de cervejarias artesanais brasileiras. Além das bebidas brazucas, encontramos nas prateleiras um queijo premiado da Canastra, temperos e geleias, tudo verde e amarelo.

Felipe Menezes/Metrópoles

O menu de comida é enxuto e gostoso, traz opções de bruschetta, sanduíche e tábuas para compartilhar. Fomos felizes com a tábua degustação que inclui um pouquinho de cada uma das opções citadas acima, inclusive um sanduba quentinho no pão ciabatta. Atenção especial para a sobremesa da casa: cheese cake da mama, servida com geleia artesanal de framboesa, amora ou goiabada. Há boatos de que ela está entre as melhores da cidade. Nós acreditamos!

Bem, tudo isso é lindo e saboroso, mas a experiência não faria nenhum sentido se o atendimento fosse ruim. Pois bem, a equipe estava pronta para ajudar em caso de dúvida sobre as cervejas e soube nos deixar absolutamente à vontade. Ah, a trilha sonora também merece comentário: rockão velho, daqueles que não tem como errar. Bob Dylan, Janes Joplin e Led Zeppelin passaram pela playlist de clássicos.

Não faça como a gente, não demore sete meses para ir ao Empório Iracema e ser feliz.

Empório Iracema
116 Norte, Bloco B, Loja 32, 3032-1826. Funciona terça e quarta, das 16h às 22h30; e quinta, sexta e sábado, das 16h à 1h. Nos meses de novembro, dezembro e janeiro o Empório Iracema também irá funcionar também aos domingos, das 8h às 23h.

*André Vasquez e Marina Cavechia são sócios e curadores do clube de cerveja por assinatura Ohmybeer.com.br.



cervejas especiaisempório iracema
 


COMENTE

Ler mais do blog