metropoles.com

“O homem que coloca fogo em tudo” tem reunião secreta no Planalto

Diretor do Inpe disse ter encontro marcado com ministros Marcos Pontes e Ricardo Salles, mas informação não consta nas agendas oficiais

atualizado

Compartilhar notícia

Miguel Ângelo/Portal da Indústria/Divulgaçāo
Darcton Policarpo
1 de 1 Darcton Policarpo - Foto: Miguel Ângelo/Portal da Indústria/Divulgaçāo

Sem saber que era observado, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo, disse a uma recepcionista que era “o homem que coloca fogo em tudo” ao se identificar para entrar no Palácio do Planalto, por volta das 14h dessa terça-feira (05/11/2019).

Policarpo explicou à moça que, embora não soubesse o motivo do encontro, teria uma reunião com os ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no 3º andar — onde fica o gabinete presidencial e, pouco depois, seria iniciada a reunião do Conselho de Governo. “Sou diretor do Inpe. O homem que coloca fogo em tudo”, ironizou. 

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou duramente a divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia pelo Inpe e pressionou o ex-diretor Ricardo Galvão a deixar o cargo. Posteriormente, o governo teve que lidar com uma crise de repercussão internacional relacionada a queimadas na região. Nos últimos dias, o fogo que atinge o Pantanal, também monitorado pelo instituto, tem tido destaque no noticiário.

Ao assumir o cargo no início de agosto, o diretor afirmou ao jornal O Globo que repassaria informações em primeira mão à Presidência da República e aos ministérios em caso de “situações alarmantes”.

A visita não entrou na agenda oficial de Darcton nem na dos ministros. O Inpe e os ministérios foram procurados, mas não informaram o assunto tratado na ocasião. O Planalto também não disse se o presidente participou dessa reunião secreta.

Compartilhar notícia