metropoles.com

Após saída de Santa Rosa, secretaria tem 4 pedidos de demissão

O motivo para a demissão não foi informado pelo porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. Não há substituto para a vaga

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
general maynard
1 de 1 general maynard - Foto: Reprodução

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República teve mais quatro baixas. O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (11/11/2019) registra a exoneração, feita “a pedido”, de três secretários e um assessor do órgão. 

As demissões ocorrem após o general da reserva Maynard Santa Rosa deixar o comando da secretaria na última segunda-feira (04/11/2019). Santa Rosa chegou ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) pelas mãos do ex-ministro Gustavo Bebianno. 

Veja, a seguir, quem são os quatro exonerados:

  • Ilídio Gaspar Filho (secretário de Ações Estratégicas); 
  • Lauro Luís Pires da Silva (secretário especial adjunto); 
  • Walter Félix Cardoso Júnior (assessor especial); 
  • Wilson Roberto Trezza (secretário de Planejamento Estratégico).

As baixas eram previstas. O texto é assinado apenas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela SAE, que confirmou que a exoneração ocorreu a pedido dos próprios ocupantes dos cargos.

Na semana passada, o governo federal não se pronunciou oficialmente sobre o motivo da exoneração do general Santa Rosa. O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, apenas confirmou o pedido de demissão.

O motivo para a demissão não foi informado, tampouco há um substituto para a vaga. “Esta pergunta, em face de o pedido de demissão ser da lavra do próprio general, a ele deve ser endereçada”, limitou-se a dizer o porta-voz. 

A Secretaria de Assuntos Estratégicos atua, junto à Secretaria-Geral, na formulação de políticas, em especial nas áreas de segurança, defesa nacional, política externa, inteligência, indústria, comércio e desenvolvimento, e ciência e tecnologia.

Compartilhar notícia