O que observar nos freios dos carros: quando é a hora de trocar?

Equipamento fundamental na segurança do carro, o sistema de frenagem deve ser observado o tempo todo. Confira uma lista para ficar de olho

atualizado 31/03/2020 11:02

Estar de quarentena por causa do novo coronavírus não é motivo para deixar os cuidados com o carro de lado. Que tal aproveitar esse tempo extra para examinar um dos sistemas mais fundamentais para a segurança do automóvel? Estamos falando dos freios.

Pode acreditar: o equipamento dá vestígios ao condutor de quando as coisas não vão bem. Elencamos alguns sinais para se observar.

Caso você sofra com algum deles, será mais fácil procurar um mecânico com os “sintomas” dos problemas. O mais importante, porque o freio é essencial para a segurança: procure ajuda o mais rápido possível. Afinal, as oficinas fazem parte de um dos comércios que podem funcionar mesmo com a Covid-19.

Preste atenção nesta lista de vestígios a serem analisadas nos freios:

Ruído
Acionou os freios e ouviu um assovio ou barulho de rangido? É um sinal de que as pastilhas estão desgastadas. Isso ocorre porque elas encostaram no suporte. Em casos assim, pastilhas e discos necessitam de substituição.

Pedal mole
Ao pisar no pedal, ele não oferece resistência? Isso indica que o freio precisa de uma sangria. No geral, é uma situação fácil e barata de ser resolvida. A sangria consiste na retirada do ar que se misturou ao fluido.

Pedal duro
É um presságio de que o hidrovácuo — sistema que serve para deixar o pedal mais leve — não vai bem. A frenagem mante-se intacta, porém, o condutor pode ter dificuldade em acioná-la.

Pedal baixo
Três hipóteses: componentes do freio estão desgastados, falta de regulagem do freio traseiro ou vazamento de fluido. Uma análise mais profunda do mecânico é necessária, nesse caso.

Desalinhamento ao frear
Você precisou de frear e sentiu que o veículo puxa para um lado? É sinal de desequilíbrio. O freio de uma das rodas está trabalhando com força maior ou menos em alguma das rodas.

Vibrações
As vibrações são indícios de que os discos ou tambores estão empenados. Em automóveis equipados com sistema ABS é algo normal.

Luz de freio acesa
É o jeito mais fácil de perceber do que os outros citados anteriormente. Geralmente, o sinal ocorre devido à falta de fluido ou por desgaste da pastilha.

Últimas notícias