“Presidente Despirocado”: marchinha do Pacotão tira sarro de Temer

Bloco completa 40 anos em 2018 e sai às ruas nos dias 11 e 13 de fevereiro, com concentração na comercial da entrequadra 302/303 Norte

Completando 40 anos de existência, o tradicional bloco Pacotão escolheu neste sábado (20/1) sua marchinha para o Carnaval 2018. A música vencedora foi “Presidente Despirocado”, composição de Maria Sabina, Assis Aderaldo e Sóter, que tira sarro do presidente Michel Temer.

Segundo a liderança do bloco, 28 canções participaram do concurso de marchinhas – 12 delas “inspiradas” no governo Temer. Mais de 300 pessoas estiveram no Conic para acompanhar a escolha da música vencedora.

 

Um dos organizadores do Pacotão, José Antônio Filho, o Joka Pavaroti, conta que houve uma “tentativa de censura” durante a festa. “A Polícia Militar quase impediu a gente de continuar”, reclama. O artista plástico Vanderlei Costa chamou a atenção ao se apresentar quase nu.

“Alguém ligou para a polícia, que chegou tentando impedir. Mas a performance já tinha acontecido. Ficou uma pequena confusão. Mas depois serenou”, narra o jornalista aposentado, que comemorou seu aniversário de 67 anos no evento.

 

“Tem que Manter Isso Aí”, do maestro Jorge Antunes, ficou na segunda colocação. Composição dos irmãos Antônio Jorge Sales, ex-Rei Momo de Brasília, e Antonio Carlos Sales, “Ô, Presidente” terminou a competição no terceiro lugar.

Programação
Conhecido por suas sátiras políticas, o Pacotão sai às ruas nos dias 11 e 13 de fevereiro, a partir das 12h. A concentração será na comercial da entrequadra 302/303 Norte. Em 2017, o tema do bloco, “Banho Tcheco”, de Antônio Jorge Sales, fez críticas à crise hídrica vivida pelo Distrito Federal e teve como alvo Rodrigo Rollemberg (PSB), governador da capital.

Veja a letra da “Presidente Despirocado”:

Alô, Charles Preto, o que que há?!!
Esse ano tá difícil pra caraca
Esse golpista é muito chato!
Perde o pinto, mas não larga o mandato.

Vou festejar, vou festejar
O presidente agora vai despirocar
Ô da panela, ô da panela
Vai lá comprar um pinto novo pra Marcela