Sete em cada dez usuários participantes de um levantamento feito pela OLX pretendem comprar um carro no primeiro semestre deste ano. O estudo da plataforma de compra e venda online de veículos aponta que 92% dos futuros compradores desejam (ou só podem isso) carros usados (52%) e seminovos (40%).
E, na hora de escolher um modelo, os critérios mais relevantes apontados são a quilometragem (31%), o custo de manutenção (24%), o consumo de combustível do carro (23%), e o valor do IPVA (10%).
“Com um cenário econômico desafiador, o aumento do valor e o alto custo para manter um, a compra de um carro com valor mais baixo como os usados e seminovos, por exemplo, acaba sendo a solução para a maioria das pessoas que precisam adquirir um veículo e não podem investir no zero km neste momento”, destaca Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
O levantamento da OLX mostra que 30% dos usuários de todo o país afirmaram já possuir um automóvel, mas pretendem realizar a troca ou compra em 2023. Outros 24% não possuem carro, mas têm a intenção de adquirir este ano.
A quitação à vista e o financiamento parcial foram as opções de pagamento na compra do veículo mais citadas pelos participantes. No recorte por regiões, 44% dos respondentes do Nordeste preferem o pagamento por financiamento parcial, enquanto 40% dos usuários das regiões Sul e Sudeste consideram comprar um carro à vista.
A maioria dos participantes da pesquisa da OLX é do Sudeste e do Nordeste (59%). Do total, 75% têm entre 25 e 54 anos. O estudo contou com a participação de 13.471 pessoas.