metropoles.com

Vítimas de bullying em MS terão cirurgia plástica paga pelo governo

Novo programa em Mato Grosso do Sul oferece a vítimas de bullying cirurgias como rinoplastia, otoplastia e correção de cicatrizes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: médicos fazer cirurgia em gestante - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: médicos fazer cirurgia em gestante - Metrópoles - Foto: Getty Images

Como parte das estratégias para combater os efeitos do bullying, o governo de Mato Grosso do Sul anunciou que vai custear cirurgias plásticas em crianças e adolescentes que foram vítimas desse tipo de violência. O programa prevê que o público-alvo tenha acesso a intervenções estéticas por questões como “orelha de abano”, “excesso de mama” e estrabismo.

A iniciativa, que gerou polêmica na internet desde sua divulgação oficial, na segunda-feira (8/5), vai priorizar os casos de bullying registrados por meio de boletins de ocorrência na Polícia Civil. Em 2022, as denúncias somaram 142 casos no estado.

O governo ainda trabalha na estruturação do programa, a fim detalhar como esses procedimentos serão realizados. A Secretaria Estadual Adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul adianta, porém, que as cirurgias começarão a ser realizadas ainda neste semestre.

“A Secretaria de Educação identificou alguns casos, a gente sabe que não há só esse tipo de situação ligado à forma física, existem outros também. O que o estado quer é, na verdade, ser inclusivo, e ser inclusivo de todas as formas, inclusive nessa forma das cirurgias”, explicou ao G1 Christine Maymone, secretária estadual adjunta de Saúde.

Procedimentos disponíveis

Entre os procedimentos que o programa prevê, estão a rinoplastia, cirurgia de estrabismo, otoplastia, mamoplastia redutora, ginecomastia e correção de cicatrizes. O documento da medida descreve as intervenções como métodos “preventivos ao bullying”.

Com isso, o governo anunciou que pretende colaborar com a autoestima dos jovens da cidade e combater problemas mais estruturais, como a evasão escolar.

As cirurgias estéticas farão parte de um pacote maior, chamado de MS Saúde: mais saúde, menos fila, com um orçamento total de R$ 53 milhões. Com o investimento, o estado pretende realizar as 15 mil cirurgias que aguardam na fila de espera. Entre elas, estão casos de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia

Além dos procedimentos, o governo quer contemplar mais 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, densitometria e endoscopia.

“Passamos por uma pandemia, as filas se constituíram novamente e agora se faz necessário um programa como esse. É para as pessoas que vamos trabalhar. Esse programa vem dar respostas para essas ações e estimativa para zerar essa fila até o final do ano”, destacou Eduardo Riedel (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, durante lançamento do programa, em Campo Grande, na segunda-feira (8/5).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?