metropoles.com

Vídeo: Pazuello negociou Coronavac com intermediários pelo triplo do preço

Gravação contradiz depoimento à CPI da Covid-19, no qual o ex-ministro disse que não se reuniu com empresas para discutir compra de vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI COVID SENADO FEDERAL ex ministr pazuello
1 de 1 CPI COVID SENADO FEDERAL ex ministr pazuello - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em encontro fora da agenda, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negociou com intermediadores a compra de 30 milhões de doses da vacina Coronavac. Os imunizantes foram oferecidos ao governo pelo preço de 28 dólares por dose, o que corresponde a quase o triplo do valor comercializado pelo Instituto Butantan (10 dólares).

Uma gravação em que Pazuello descreve o compromisso foi obtida pela Folha de S.Paulo. Na ocasião, em 11 de março, o ex-ministro se encontrou com representantes da empresa World Brands, de Santa Catarina. A reunião aconteceu no gabinete do então secretário-executivo da pasta, o coronel da reserva Elcio Franco.

A informação contradiz depoimento do ex-ministro à CPI da Covid-19, em maio. Durante a oitiva, Pazuello declarou que não se reuniu com dirigentes da Pfizer por entender que as conversas deveriam ser travadas pelo setor administrativo da pasta, e não pelo ministro.

Veja:

De acordo com o jornal, metade do valor da compra, cerca de R$ 4,65 bilhões (considerando a cotação do dólar à época), deveria ser depositada até dois dias depois da assinatura do contrato. Um dos assessores do ministro teria o alertado de que a proposta era incomum, acima do preço, e a empresa poderia não ser representante oficial da fabricante da vacina.

Segundo a publicação, o vídeo foi feito pelo aparelho celular do empresário identificado como “John”. Parte da equipe de Pazuello pediu que os demais presentes não divulgassem a gravação.

“Saímos daqui hoje com o memorando de entendimento já assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, no mais curto prazo, o contrato, para podermos receber essas 30 milhões de doses, no mais curto prazo possível, para atender a nossa população”, diz o então ministro. O acordo, no entanto, seria realizado diretamente com o governo chinês.

No vídeo, Pazuello afirma que assinou um memorando de entendimento para a compra. Entretanto, mesmo com essa suposta garantia, a negociação não foi finalizada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?