metropoles.com

Vereador é preso em Curitiba e acusa PMs de racismo

Renato Freitas (PT) divulgou vídeo, nas redes sociais, no qual aparece sendo detido pelos policias. Segundo ele, a abordagem foi inadequada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
vereador-curitiba
1 de 1 vereador-curitiba - Foto: Reprodução/Instagram

O vereador Renato Freitas (PT), de Curitiba (PR), foi detido na tarde desta sexta-feira (4/6) na Praça 29 de Março, no bairro Mercês. Em um vídeo, publicado nas redes sociais, o político mostra o momento da abordagem da Polícia Militar, que alega perturbação de sossego e obstrução do trabalho da PM.

Na filmagem, Freitas indica que estava com amigos jogando basquete e ouvindo música e acusa os policiais de racismo e arbitrariedade. “Essa é a cara de Curitiba. A cara do racismo“, disse o vereador.

Veja o vídeo:

Em nota, a assessoria de Freitas aponta que a prisão ocorreu “durante um momento de prática esportiva”. “Renato acompanhou uma abordagem policial realizada de forma inadequada, ferindo direitos fundamentais do cidadão em questão”, diz o texto.

“O vereador questionou o método, que é corriqueiramente aplicado pela Polícia Militar. Entretanto, em total desrespeito às prerrogativas inerentes à sua posição, mesmo tendo se identificado como advogado e vereador, Renato foi levado preso ao Batalhão da Polícia Militar, em condições absolutamente desproporcionais e inadequadas com relação à sua dignidade”, afirma a nota.

Em nota, a PM afirmou que os procedimentos aplicados na ocorrência pelos policiais seguiram as técnicas da Polícia Militar e “respeitaram os direitos humanos”. “A PM lembra que o momento de pandemia em que estamos inseridos exige o distanciamento social e que a perturbação do sossego pode ser denunciada a qualquer hora do dia ou da noite”, diz o texto.

“A abordagem policial e a identificação a um agente da segurança pública são previstas na lei e instrumentos importantes para a identificação de pessoas em qualquer situação, seja ela corriqueira ou de crime ou contravenção”, finaliza a corporação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?