metropoles.com

Veja quem pode se vacinar nesta quinta-feira em SP, RJ, GO, MG e SC

Algumas capitais já vacinam com a dose reforço a população idosa e os imunossuprimidos, como recomendado pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
vacina-covid
1 de 1 vacina-covid - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

As capitais seguem a vacinação contra a Covid-19, mas agora com um diferencial: a aplicação da dose de reforço (DR) em idosos e imunossuprimidos. São Paulo, por exemplo, vacina idosos com mais de 85 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses.

Também receberão a vacina jovens de 12 a 17 anos de idade. Os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade de acompanhamento do responsável, precisam estar com um adulto e apresentar autorização assinada pelo responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista reforça a obrigatoriedade de que o cidadão apresente, no ato da vacinação, comprovante de residência na cidade, além de documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro aplica o imunizante em meninas com 14 anos, nesta quinta-feira (15/9), e a dose reforço em idosos com 92 anos ou mais. O intervalo da segunda dose para a DR deve ser de, pelo menos, três meses.

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com deficiência (PcD) devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência. Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal.

Santa Catarina

Florianópolis começa a aplicação de dose de reforço em pessoas de 84 ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses. A segunda dose será aplicada, exclusivamente, no Floripa Shopping.

Minas Gerais

Belo Horizonte vai aplicar a segunda dose em pessoas com 55 anos ou mais. Só poderá receber o imunizante a pessoa cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 23 de setembro.

É necessário levar o cartão de vacina, o comprovante de endereço de Belo Horizonte, documento de identidade e CPF.

Goiás

Goiânia continua aplicando a terceira dose em idosos a partir de 70 anos que receberam a vacina há mais de 6 meses, e em pessoas imunossuprimidas com 60 anos ou mais que receberam a segunda dose há mais de 28 dias. E

Os adolescentes de 17 anos e os de 12 a 16 anos portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que contam com 3 postos de vacinação que necessitam de agendamento também podem receber o imunizante.

As equipes da Secretaria de Saúde de Goiânia ainda continuam vacinando as pessoas com 18 anos ou mais sem agendamento. A segunda dose também será aplicada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?