metropoles.com

Saiba quem pode se vacinar nesta quarta (29/12) em SP, RJ, MG e GO

Para conter o avanço da Covid, as cidades brasileiras continuam, na última semana de 2021, a campanha de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A variante Ômicron, identificada em novembro e já em circulação global, está impulsionando o novo pico de casos de Covid-19 neste final de ano em vários países do mundo. Para conter o avanço da doença, as cidades brasileiras continuam, na última semana de 2021, a campanha de vacinação.

Veja quem pode se vacinar em algumas capitais brasileiras nesta quarta-feira (29/12):

São Paulo (SP)

A capital paulista já aplica a quarta dose em imunossuprimidos graves. Para este público, a segunda dose adicional poderá ser recebida ao menos 4 meses depois da primeira dose de reforço, independente do imunizante aplicado.

Para a população geral, a dose extra também só é permitida depois de quatro meses. Quem recebeu o imunizante de dose única da Janssen há, no mínimo, dois meses, está elegível para o reforço.

A primeira dose continua sendo aplicada em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi vacinado com a Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro continua a aplicar a primeira dose em toda a população com mais de 12 anos. A segunda dose também será oferecida de acordo com os seguintes intervalos: doze semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

A dose de reforço será, nesta quara (29), para pessoas com 55 anos ou mais que tenham completado intervalo de três meses desde a última dose. Para maiores de 18 anos, o hiato é de quatro meses.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte não exige agendamento para a imunização, mas alguns centros de saúde oferecem a opção de vacinação com hora marcada para aplicação da dose de reforço.

Para esta quarta (29), a dose de reforço será destinada para pessoas com comorbidades, de 42 a 49 anos, cuja data da 2ª dose já tenha completado 4 meses.

A cidade também faz repescagem para aplicar a 1ª e 2ª dose em pessoas maiores de 12 anos. Mas atenção: a segunda dose é aplicada de acordo com o intervalo definido no cartão de vacinas. Veja horários e locais de vacinação.

Goiânia (GO)

Goiânia imuniza todos os moradores acima de 12 anos com as primeiras e segundas doses e aplica o reforço em todos os moradores com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses.

A capital também vacina com a quarta dose os imunossuprimidos que tomaram o reforço há quatro meses, ou seja, até o dia 29 de agosto.

A segunda dose é aplicada de acordo com o intervalo definido no cartão de vacinas. Veja horários e locais de vacinação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?