Veja quem pode se vacinar em capitais do país nesta segunda (18/10)

Estados continuam com vacinação de adolescentes e começam a aplicar a dose de reforço em idosos e profissionais da Saúde

atualizado 17/10/2021 16:58

Vacinação contra CovidRafaela Felicciano/Metrópoles

A expectativa para que chegue a vez de tomar a vacina contra a Covid-19 está alta. Cada vez mais, os estados avançam na aplicação do imunizante, mas muitas dúvidas a respeito da faixa etária autorizada a receber as doses ainda atrapalham a corrida pela vacinação.

Pensando nisso, o Metrópoles te ajuda a entender quem pode se vacinar, nesta segunda-feira (18/10), em algumas regiões do país.

Rio de Janeiro

De acordo com o calendário da Prefeitura do Rio de Janeiro, nesta segunda a primeira dose da vacina será direcionada a pessoas de 12 anos ou mais.

A aplicação da dose de reforço, no entanto, foi suspensa e só voltará a ser aplicada assim que o Ministério da Saúde entregar novas remessas do imunizante. Confira neste link locais e demais informações da vacinação no Rio.

São Paulo

Em São Paulo, a população de 12 anos ou mais já pode procurar os postos de vacinação para tomar a primeira dose. Estão aptos a receber o reforço os profissionais da saúde com mais de 18 anos e os idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a segunda ou a única há pelo menos seis meses.

A D3 também será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para eles, no entanto, é necessário que a última dose tenha sido tomada há, pelo menos, 28 dias.

Quem pode receber a dose adicional do imunizante deve apresentar documento de identificação e comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital, além de comprovante de endereço do município, se as doses anteriores não tiverem sido realizadas na capital. Veja mais detalhes da vacinação aqui.

Minas Gerais

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde de 18 anos e mais, completos até 31 de outubro. Podem se vacinar, exclusivamente, os profissionais cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.

Também serão chamadas na próxima semana as pessoas que devem completar o esquema vacinal com a segunda dose da Astrazeneca, que tenham 35 anos ou mais. Confira aqui os pontos de vacinação.

Goiás

A Secretaria de Saúde de Goiânia aplicará a vacina da Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, nesta segunda, mediante agendamento.

A pasta municipal explica que continua a aplicação da dose de reforço para os trabalhadores da saúde e para os idosos a partir de 60 anos com seis meses de intervalo da segunda dose. E, no caso dos imunossuprimidos com 30 anos ou mais, com 28 dias de intervalo da segunda dose.
Veja os locais neste link.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 continua para pessoas com 12 anos ou mais.

Já em relação à segunda dose da Pfizer, o intervalo de aplicação é de oito semanas. Com isso, podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 18 de agosto.

Aos vacinados com AstraZeneca e Coronavac será mantido o intervalo de 10 semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 4 de agosto (AstraZeneca) e 15 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema de imunização. Veja aqui onde se vacinar.

Mais lidas
Últimas notícias