metropoles.com

Veja como será a vacinação nesta quarta em algumas capitais do Brasil

Ao todo, 38,8% da população adulta do país jjá está imunizada. Saiba quem pode se vacinar em GO, SP, RJ, MG e RS

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara / Metrópoles
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Gustavo Alcântara / Metrópoles

O número total de pessoas imunizadas no Brasil – que já receberam duas doses de vacina ou a proteção em dose única – chegou, nesta terça-feira (31/8), a mais de 62 milhões de pessoas, das quase 160 milhões maiores de 18 anos. Ou seja, 38,8% da população adulta do país. Além disso, 131.311.289 pessoas receberam ao menos uma dose, o que corresponde a 81,6% da população adulta.

Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 193.894.447 doses aplicadas no total.

Nesta quarta-feira (1º/9), o ritmo de vacinação prossegue por todo o país, que tem à disposição quatro vacinas: Sinovac/Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, que precisam da aplicação de duas doses. Já a Janssen prevê apenas uma dose para completa imunização.

Veja como será a vacinação nesta quarta em algumas capitais:

São Paulo

Em São Paulo, capital, prossegue a imunização para os seguintes grupos:

  • Adultos com mais de 18 anos – já podem se vacinar.
  • Adolescentes com 12 a 17 anos com qualquer tipo de comorbidade – já podem se vacinar.
  • Adolescentes com 12 a 17 anos gestantes e puérperas – já podem se vacinar.
  • Adolescentes com 12 a 17 anos com deficiência permanente – já podem se vacinar.

Também segue a vacinação geral do grupo de 15 a 17 anos, grupo que contempla todos os jovens, com ou sem comorbidades.

Para os adolescentes, o imunizante é o da Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos, até o momento.

Estão em operação as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, com funcionamento das 7h às 19h, além dos megapostos com acesso para pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

A rede de postos de imunização também aplica a segunda dose (D2). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a obrigatoriedade de apresentar documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital, em nome dos pais ou responsável.

Também vale lembrar que o adolescente deve estar acompanhado dos pais, ou de um responsável, para receber a primeira dose (D1) da vacina. Na impossibilidade, é preciso ir com um outro adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio informa que ocorreu uma mudança no calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta. Devido à falta de entrega de novas doses por parte do Ministério da Saúde, serão imunizadas pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.

As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

Minas Gerais

Belo Horizonte aplicará nesta quarta a segunda dose em pessoas com 57 anos, cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 8 de setembro.

Para receber o imunizante, é necessário atender aos seguintes critérios: residir na capital mineira; apresentar documento de identificação com foto; não ter recebido vacina contra o coronavírus; não ter recebido qualquer outro imunizante nos últimos 14 dias; e não ter tido Covid-19 ou sintomas nos últimos 30 dias.

Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação para toda a população adulta com 18 anos ou mais nesta quarta. A aplicação segue em 11 unidades de saúde. Nos mesmos locais será mantida a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer. Não haverá drive-thru.

As equipes volantes do Rolê da Vacina estarão no Centro Histórico e no bairro Santa Tereza durante o dia e em quatro unidades de saúde no período noturno (São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos) sem a necessidade de agendamento prévio.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital.

No caso dos adolescentes com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico etc). O comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer estará disponível em 12 unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Goiás

A Prefeitura de Goiânia mantém a vacinação contra Covid-19 em pessoas com idade acima de 18 anos nesta quarta. A aplicação da primeira dose em quem realizou o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia ocorrerá em 20 pontos da capital. Segue a aplicação no drive-thru do shopping Passeio das Águas com distribuição de 2 mil senhas por demanda espontânea.

Para completar o esquema vacinal, a segunda dose com datas previstas para até o dia 2 de setembro está disponível, por demanda espontânea, em 9 locais de Goiânia.

A vacinação da primeira ou segunda dose de gestantes e puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto – acontece, sem agendamento, no Centro Municipal de Vacinação, localizado no setor Pedro Ludovico. O local também está disponível para a imunização de idosos com o reforço vacinal em atraso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?