metropoles.com

Vale nega ter atividade de mineração subterrânea no Pará

Informação é de garimpeiros de Serra Pelada recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro e que querem Exército para garantir garimpo de ouro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
vale rio doce
1 de 1 vale rio doce - Foto: Divulgação

A mineradora Vale informou na tarde desta terça-feira (01/10/2019) que não possui qualquer operação de mineração subterrânea no Pará. A acusação foi feita por integrantes da Cooperativa de Mineração e de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que se reuniram mais cedo com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para pedir que o governo, por meio das Forças Armadas, garanta a exploração do ouro na área para garimpeiros.

De acordo com a empresa, a jazida já foi cedida aos garimpeiros em 2007 e a mineradora mantém apenas a unidade Serra Leste, no município de Curionópolis, no sul do Pará, para exploração de minério de ferro.

“A Vale não tem atividades minerárias em Serra Pelada nem qualquer operação de mineração subterrânea no Pará.  A empresa cedeu a área de jazida à Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) em março de 2007. A empresa mantém no município de Curionópolis apenas a unidade Serra Leste, de exploração exclusiva de minério de ferro”, sustenta a empresa.

Mais cedo, após receber um grupo de garimpeiros, Bolsonaro disse que verificará a possibilidade legal de usar as Forças Armadas para garantir a exploração de ouro no garimpo. Ele também acusou a empresa de ter se “abocanhado” das leis que regem a mineração durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Os garimpeiros, por sua vez, acusaram a empresa de explorar por túneis a área demarcada e de mandar o ouro para a China, misturado com terra e sem prestar contas ao governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?