Busca

Vacinação contra a Covid já salvou 63 mil vidas no Brasil, diz estudo

Dado inclui pessoas com 60 anos ou mais, até a metade de junho. Estimativa não trata de mortes prevenidas entre outros grupos prioritários

Estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revela que 62.955 vidas de brasileiros com 60 anos ou mais foram salvas pela vacinação contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) até a metade de junho deste ano.

O dado foi publicado no domingo (11/7) pelo Fantástico, da TV Globo. O Metrópoles também obteve o estudo, que está em andamento.

A UFPel publicou a primeira versão do estudo em 19 de junho. Os pesquisadores estimavam que 43.802 vidas de pessoas com 70 anos ou mais foram salvas pela vacinação no país. Agora, esse cálculo foi atualizado incluindo cidadãos de 60 a 69 anos.

Os números de óbitos em decorrência da Covid-19 por grupos etários evidenciam uma queda importante já a partir de fevereiro.

A redução é observada inicialmente para pessoas de 80 anos ou mais; em seguida, para aqueles de 70-79 anos; e, mais recentemente, para os de 60 anos ou mais. Essas tendências, segundo os pesquisadores, estão de acordo com o calendário de vacinação da Covid-19.

1/4
São Paulo tem 71% da população totalmente vacinada contra a Covid-19
Funcionária aplica vacina contra a Covid-19 em São Paulo
No estado, podem se vacinar pessoas a partir de 12 anos
Sair da versão mobile