metropoles.com

Vacinação avança, e Brasil chega, em setembro, a 16 dias com mais aplicações de 2ª dose do que 1ª

Após ampliar cobertura vacinal de primeira dose, país bate recorde na aplicação de segunda dose e imunização da população cresce rapidamente

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos
1 de 1 Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos - Foto: Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

Em setembro, o número de doses aplicadas nos braços dos brasileiros para a desejada imunização contra a Covid-19 foi o maior até o momento, desde o início da campanha de vacinação. Em setembro, até sexta-feira, dia 17, em apenas um dia a aplicação majoritária não foi da segunda dose. Isso indica que a imunização passou a avançar rapidamente e se aproxima do fim.

Entre 1º e 17 de setembro, 16.232.509 de pessoas completaram o ciclo vacinal. O número é relativo a 79,5% do contabilizado em todo o mês de agosto, quando 20.412.793 de pessoas ficaram devidamente imunizadas. Foi também neste mês que o recorde de “segundas doses” foi alcançado; 1.520.435 pessoas se imunizaram na última sexta-feira, dia 17.

Para este levantamento, foram descartadas as doses do imunizante da Janssen, já que para a completa imunização é necessário apenas uma dose de vacina. O imunizante é o único que necessita apenas de dose única.

O levantamento foi feito pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com base nos dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa*. No gráfico a seguir, é possível visualizar a mudança no ritmo da vacinação, quando a curva de aplicações para a segunda dose torna-se maior que a primeira:

O cenário de inversão de doses aplicadas demonstra o avanço da Campanha de Imunização no país. Até o momento, 43,3% da população acima de 12 anos do país está completamente imunizada contra a Covid-19. Já os que tomaram apenas a primeira dose são 77,1%.

O cenário de inversão de doses aplicadas demonstra que a campanha de imunização no país pegou ritmo, segundo afirma o médico infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Renato Kfouri: “No ritmo atual, a previsão é de que tenhamos 100% da população do país vacinada ao menos com a primeira dose até o fim do ano”.

A vacinação começou oficialmente no Brasil no dia 17 de janeiro deste ano. Desde então, o país passou por períodos constantes de falta de imunizantes, problemas de logística na entrega de novas doses e denúncias de corrupção na aquisição de vacinas.

Devido aos percalços, no entanto, a preocupação sobre a manutenção do ritmo de vacinados é constante.

0

Em São Paulo, maior estado do país, a falta da vacina da AstraZeneca fez com que o imunizante da Pfizer fosse eleito como substituto para quem estava com a segunda dose atrasada. Foi também em SP que a Anvisa interditou cerca de 12 milhões de doses da Coronavac, devido ao envase ter ocorrido em um laboratório não autorizado pelo órgão brasileiro.

No Distrito Federal, também faltaram doses, o que fez com que a Secretaria de Saúde não antecipasse na semana que passou novas datas para a aplicação da segunda dose das vacinas para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer.

Para a Kfouri o caminho em busca da tranquilidade da população vacinada ainda é longo. “É torcer para finalizar a segunda dose dos adultos, reforçar a dose entre os idosos e imunocomprometidos e ainda vacinar os adolescentes. Isso tudo considerando as variantes e uma população cansada da pandemia”, reflete o especialista

* O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?