Único hospital de Roraima com UTI para Covid alaga com chuva

Estado e prefeitura bateram boca sobre a responsabilidade pelo situação na unidade

atualizado 03/06/2021 19:13

Reprodução

Fortes chuvas que atingiram Boa Vista, capital de Roraima, na noite de quarta (2/6) para quinta (3) causaram sérios estragos em pelo menos três unidades de saúde pública, incluindo o Hospital Geral de Roraima (HRG), único no estado com leitos de UTI para tratar pacientes graves com Covid-19.

O caos se instalou na unidade com água caindo do teto e funcionários desesperados tentando tirar a água em meio a macas com pacientes. As cenas foram postadas em redes sociais e confirmadas pela reportagem do G1 em Roraima.

Reparos no teto foram feitos ao longo desta quarta-feira, mas não é a primeira vez que o principal hospital público de Roraima enfrenta a situação por conta das chuvas nas últimas semanas. O secretário estadual de Saúde, Airton Cascavel, fez um vídeo em meio ao desespero dos funcionários.

Veja:

Briga

Governo estadual e prefeitura da capital não se entendem sobre a responsabilidade no alagamento do HGR. Em nota, o governo de Roraima, que administra o hospital, atribuiu o problema ao poder municipal.

“O Hospital Geral enfrenta problemas em função do estrangulamento da rede de drenagem, obra que foi executada pela Prefeitura de Boa Vista. A obra de drenagem ficou ainda mais comprometida com a construção da ciclovia que passa em frente ao HGR, causando refluxo e acúmulo de água dentro do hospital”.

A prefeitura, segundo o G1, respondeu que “as obras de drenagem da prefeitura não impactam nas goteiras da estrutura do telhado do HGR. As imagens que circularam durante a chuva desta madrugada mostram água caindo do forro”.

Ainda segundo a nota do governo, o atendimento não foi comprometido porque “as equipes agiram rápido para retirar a água da chuva que se acumulou nas unidades” e que nas “áreas alagadas, os pacientes foram imediatamente remanejados para outro setor, enquanto a manutenção está sendo feita.”

Visita do ministro ao hospital que alagou

Notícia postada no portal do Ministério da Saúde informa que o ministro Marcelo Queiroga esteve no HGR, nessa quarta-feira (2), para visitar as obras de construção de um anexo da unidade.

Últimas notícias