Única policial de esquerda na Câmara quer nacionalizar “Salas Lilás”

Projeto da policial é nacionalizar os espaços individualizados para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência física e sexual

atualizado 07/03/2023 17:13

deputada adriana accorsi - Metrópoles Reprodução/Metrópoles

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) defende a implementação das “Salas Lilás” em delegacias brasileiras. O projeto de lei (PL) está entre os primeiros propostos pela delegada de Goiás, única policial de esquerda na Câmara dos Deputados.

As “Salas Lilás” são espaços criados para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. Sem essas salas, elas acabam tendo que ficar em locais com outros homens e em situações de constrangimento.

A implementação desses espaços ocorre em Goiás, onde Adriana atuou como deputada estadual. O novo projeto da deputada prevê a instalação de “Salas Lilás” em todas as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Cientifica (PRPTC) das unidades da Federação.

“Como delegada, eu percebia que mulheres e meninas vítimas de violência — esperando o Instituto Médico Legal para serem atendidas e serem submetidas ao exame de corpo de delito — muitas vezes, aguardavam na presença dos seus agressores, de outros criminosos, pessoas com transtorno mental, pessoas agressivas, pessoas feridas, gerando uma retimivização muito forte”, explicou a delegada.

A declaração foi feita durante entrevista ao Metrópoles Entrevista na tarde desta terça-feira (7/3).

Veja a entrevista completa:

Mais lidas
Últimas notícias