metropoles.com

Ucrânia espera portaria prometida por Bolsonaro para enviar refugiados

Presidente Jair Bolsonaro prometeu no início da semana que concederia visto humanitário aos refugiados da guerra, mas portaria está atrasada

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Especial Metrópoles
Anatoliy Tkach
1 de 1 Anatoliy Tkach - Foto: Matheus Veloso/Especial Metrópoles

A diplomacia ucraniana no Brasil já está recebendo pedidos de cidadãos do país que perguntam sobre o visto humanitário prometido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira (28/2). Até agora, porém, não há o que responder.

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse nesta quinta-feira (3/3), em entrevista coletiva, que ainda espera a oficialização daquilo que foi prometido pelo presidente brasileiro em entrevista a uma rádio enquanto ele estava de folga na praia, no Guarujá (SP).

“Estamos esperando a publicação [no Diário Oficial da União] de uma portaria que explique como vai funcionar a concessão desse visto humanitário”, disse Tkach.

Sem revelar quantas consultas a embaixada já recebeu, o diplomata explicou que elas vêm “principalmente de familiares de ucranianos que já vivem aqui [no Brasil]”.

Tkach tem conversado diariamente com jornalistas em Brasília e disse, na quarta-feira (2/3), que a comunidade ucraniana está se mobilizando para receber os refugiados principalmente em São Paulo e Curitiba.

0

Promessa está atrasada

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (28/2) que havia contatado o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para providenciar os trâmites necessários e acrescentou que a portaria interministerial sobre o visto humanitário deveria ser publicada até terça-feira (1°/3).

“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan. O presidente destacou as dificuldades para as pessoas saírem do país, com espaço aéreo fechado, mas disse que o Brasil receberá ucranianos e familiares. “Serão bem recebidos”, garantiu o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?