Tradicional festival de cinema de Goiás terá show de Renato Teixeira

O Fica terá formato híbrido e está previsto para dezembro

atualizado 20/10/2021 11:21

Renato TeixeiraInstagram

Goiânia – A 22ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) de 2021 foi anunciada em evento na noite desta terça-feira (19/10), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O evento será no formato híbrido, com a mostra de cinema transmitida pela internet e outras atividades culturais presenciais, por conta da pandemia da Covid-19.

O presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio), Marcelo Baiocchi, anunciou que o Fica deste ano terá um show do cantor de música regional sertaneja Renato Teixeira.  O festival também vai contar com shows de artistas locais, apresentações culturais, oficinas e feiras. A atração vai ocorrer entre 14 e 19 de dezembro.

0

O Fica 2021 está sendo financiado em R$ 339,7 mil pela Fecomercio. O governo estadual investiu cerca de R$ 1,5 milhão. A cidade que recebe o evento desde a sua criação, em 1999, é Goiás, antiga capital do estado, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade.

Críticas a festivais passados

O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve presente no anúncio do Fica e aproveitou para lembrar que quando assumiu o governo havia muitas dívidas de festivais anteriores, que foram quitadas. As duas últimas edições se mostraram pequenas, sendo a última apenas à distância.

Em edições anteriores, o Fica já recebeu shows de artistas como Rita Lee, Manu Chao e Maria Rita, em 2011, e Caetano Veloso, Nando Reis e Orquestra Imperial, em 2012.

O secretário estadual de Cultura, César Moura, defendeu que o Fica deste ano terá maior participação dos vilaboenses, as pessoas que nascem na cidade de Goiás. O prefeito da cidade de Goiás Aderson Liberato Gouvea (PT) estava presente no Palácio das Esmeraldas.

“A população (de Goiás) sentia que o Fica era feito em Goiânia e empurrado goela abaixo”, defendeu o secretário durante a cerimônia.

Mais lidas
Últimas notícias