metropoles.com

TJSP obriga fiel evangélica a manter nome de santa católica

Mulher alegou que manter a referência em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é “afronta” a sua crença

atualizado

Compartilhar notícia

WikiCommons
Nossa senhora perpetuo socorro
1 de 1 Nossa senhora perpetuo socorro - Foto: WikiCommons

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou a uma mulher chamada Perpétua a troca do nome. À Justiça, ela, que é evangélica e integrante da Assembleia de Deus, havia pedido para tirar o nome que lhe foi dado em homenagem a uma santa católica, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na petição, segundo o UOL, ela afirmou que manter a referência é uma “afronta” à sua nova crença. Para os evangélicos, adoração e homenagem a santos é idolatria e, nessa concepção, apenas Deus deve ser idolatrado.

De acordo com a desembargadora Ana Maria Baldy, relatora do processo, a jurisprudência admite a troca do prenome “imoral” ou “suscetível de expor a pessoa ao ridículo”. Para Baldy, Perpétua não se encaixa nesses quesitos.

“Prenome ridículo é aquele que expõe a pessoa a escárnio, à zombaria, ao vexame, ao riso e ao sarcasmo, trazendo o constrangimento, a vergonha e, até mesmo, em caso extremos, o isolamento social”, afirmou a desembargadora, em documento obtido pelo UOL. “Em que pese ao alegado desconforto com o prenome “Perpétua”, trata-se de nome relativamente comum, popular, nada havendo de excepcional ou imoral na sua utilização.”

Para Perpétua, “aquele que carrega um nome para sempre é que sabe efetivamente se lhe traz constrangimento ou não”. À decisão, ainda cabe recurso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?