metropoles.com

Tereza Cristina comemora aprovação do marco temporal na Câmara

Ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, Tereza Cristina declarou que o marco temporal traz segurança jurídica para o campo

atualizado

Compartilhar notícia

tereza-cristina
1 de 1 tereza-cristina - Foto: null

A senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 490/2001, que estabelece o marco temporal na demarcação de terras indígenas, na Câmara dos Deputados. Segundo a parlamentar, o texto traz segurança jurídica para todos.

Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina esteve à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e atualmente é a coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado.

“A Câmara aprovou o PL 490/2007 que traz o famoso marco temporal para que possamos ter paz no campo. Segurança jurídica para todos. Agora, a próxima batalha é no Senado Federal”, afirmou Tereza Cristina.

Confira:

O marco temporal estabelece que só serão demarcadas terras indígenas ocupadas na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988. Além disso, o texto prevê também a construção de grandes empreendimentos dentro dos territórios já homologados e contato com povos indígenas isolados por intermédio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Nas redes sociais, Tereza Cristina declarou que o marco temporal poderá trazer justiça e paz para indígenas e produtores rurais.

“O PL do Marco Temporal, aprovado na Câmara, segue agora para análise do Senado. É importante que o Congresso cumpra seu papel de legislar sobre temas relevantes, que tragam justiça e paz na terra, tanto para indígenas quanto para produtores rurais. E que a União tenha instrumentos para resolver questões relevantes para o desenvolvimento do país”, escreveu a parlamentar.

O texto do marco temporal é alvo de críticas de indígenas. Segundo a presidente da Funai, o marco temporal é inconstitucional e poderá ferir os direitos já conquistados pelos povos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?