Surto de coceira no Recife pode ter sido causado por mariposa

O inseto pode provocar dermatite urticante, que provoca vermelhidão na pele acompanhada de feridas e intensa coceira pelo corpo

atualizado 08/12/2021 13:29

mulher coçando o braçoGetty Images

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, em Pernambuco, acredita que uma espécie de mariposa, a Hylesia, pode ser a causa do surto de lesões na pele que provocam coceira. Na Paraíba, 11 casos semelhantes foram notificados.

Essa é a hipótese mais provável considerada por profissionais de Saúde da capital pernambucana. “A evidência clínica e laboratorial tem ajudado muito, além do relato dos casos feito pelos pacientes. Os dermatologistas confirmam que o quadro clínico é compatível e, em alguns exames patológicos, foram encontradas cerdas [de mariposa]”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, em entrevista à TV Globo.

Para especialistas, o inseto pode provocar dermatite urticante, que provoca vermelhidão na pele acompanhada de feridas e intensa coceira pelo corpo. Os casos são investigados e ainda podem considerar outras possibilidades até o fim das análises.

Leia mais no Portal T5, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias