metropoles.com

Shopping recebe pessoas em situação de rua no frio e contrata acolhido: “Esperança”

Rogério Valitch foi encaminhado para área do centro comercial transformada em abrigo e assumiu vaga de controlador de trânsito do local

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / Prefeitura do Rio
Rogério Valitch conseguiu vaga de controlodor de trânsito após acolhimento no shopping que o contratou
1 de 1 Rogério Valitch conseguiu vaga de controlodor de trânsito após acolhimento no shopping que o contratou - Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro – A parceria de um shopping da zona norte do Rio com a prefeitura resultou não só num abrigo para pessoas em situação de rua nos dias frios, mas também em oportunidade de mudança de vida. É o que houve, por exemplo, com Rogério Valitch, 54 anos.

Desempregado desde junho, Valitch aceitou passar a noite no NorteShopping, no Cachambi, que destinou uma área sem utilização para acolher os visitantes, e acabou contratado pelo próprio centro comercial. Agora, está empregado como controlador de trânsito no próprio shopping.

“Eu já estava desempregado e acabei optando por dormir na rua. Arrumei um canto e fui passar os dias. Fui vivendo. A coisa ficou mais complicada, mais difícil, porque o frio é muito intenso. Para mim, foi não apenas a atitude comigo e meus amigos, mas uma chama de esperança. Que as pessoas comecem a mudar de verdade, a se preocupar com o próximo”, afirmou Rogério.

A parceria com o shopping já abrigou 64 homens em quatro dias: oito na primeira noite, 18 na segunda, 18 na terceira e 20 na quarta. O projeto deve durar 15 dias, podendo ser prorrogado. O encaminhamento para dormir no local é feito pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Outro homem, de 57 anos, que preferiu não ser identificado, dormiu uma noite no shopping e conseguiu trabalho em uma empresa como auxiliar de serviços gerais. Ele é casado, tem dois filhos e estava nas ruas havia seis anos por falta de emprego. Ele também conseguiu, ao ingressar num hotel da rede de assistência da prefeitura, no Centro, a segunda via dos documentos, necessários para a contratação.

Um homem conseguiu emprego como auxiliar de serviços gerais após pernoitar no NorteShopping
Um homem conseguiu emprego como auxiliar de serviços gerais após pernoitar em shopping

O acolhimento no shopping seguirá sendo feito no espaço onde, antes da pandemia, funcionava uma central de telemarketing. Nessa área, os acolhidos poderão dormir em colchonetes, depois de tomar banho e jantar. Também são fornecidos cobertores e kits de higiene. Pela manhã, tomam café e deixam o local.

A secretária Laura Carneiro disse que os cariocas costumam se mostrar solidários quando solicitados. “A gestão pública e a iniciativa privada precisam caminhar juntas, principalmente, em benefício da população mais vulnerável”, afirmou a secretária, lembrando que, em outras ações da pasta, equipes fizeram 4.004 abordagens e 433 acolhimentos, apenas nos últimos nove dias, nas ações de proteção do frio intenso da população em situação de rua na capital fluminense.

Compartilhar notícia