metropoles.com

Marinho: reforma administrativa vai “racionalizar” funcionalismo

O governo não revela a integridade do projeto, mas já deu indícios de que irá mexer em pontos como estabilidade e número de carreiras

atualizado

Compartilhar notícia

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Rogério Marinho
1 de 1 Rogério Marinho - Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Na véspera de o governo apresentar a reforma administrativa, que mudará as regras do funcionalismo público, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, defendeu a diminuição da máquina pública.

Nesta terça-feira (29/10/2019), ele usou as redes sociais para destacar a importância da reforma para o equilíbrio das contas públicas. A proposta deve ser enviada ao Congresso ainda nesta semana, segundo o Ministério da Economia.

O governo não revela a integralidade do projeto, mas já deu indícios de que vai mexer em pontos como estabilidade, número de carreiras, modelo de contratação, redução de salário e jornada, além de pagamento de benefícios e a criação de critérios de avaliação de desempenho para demissão e progressão de carreira.

Marinho ressalta que o governo não tem dinheiro para financiar o Estado. “O país precisa de uma reforma administrativa que racionalize e melhore a prestação de serviços ao cidadão”, escreveu no Twitter.

Para o secretário, as despesas estão maiores do que as receitas disponíveis. “O Estado brasileiro é maior do que a sociedade pode sustentar e o Governo irá propor uma reforma para tornar a máquina pública mais enxuta e eficiente”, concluiu.

Em nota, a pasta não detalhou o texto e quando ele deve ser enviado ao Congresso. “O Ministério da Economia não se pronunciará até o anúncio da Reforma”, resumiu.

Outra proposta do governo é permitir que o presidente da República altere por decreto a estrutura do Poder Executivo e até declare extintos alguns órgãos e ministérios. Hoje, o governo precisa do aval do Congresso para criar, reorganizar ou extinguir parte de sua estrutura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?