metropoles.com

Guedes pede que servidores abram mão de reajustes por 2 anos

Proposta feita pelo ministro da Economia é considerada uma contrapartida a um aumento no socorro de estados e municípios por parte da União

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 1 Ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na intenção de minimizar os impactos econômicos provocados pelas medidas de combate à pandemia de coronavírus, o Ministério da Economia cogita aumentar a proposta do governo federal de socorro a estados e municípios. Em contrapartida, o ministro à frente da pasta, Paulo Guedes, pede uma contrapartida que vai atingir em cheio o funcionalismo. Guedes sugere que o Congresso aprove o congelamento de aumentos salariais para servidores públicos por dois anos.

“Uma coisa é uma promoção, outra coisa é um aumento generalizado de salários. Essa é a contrapartida que acho que o Senado compreende, tem a sensibilidade que de certa forma nos permite seguir adiante”, disse o ministro. O ministro afirmou que seria uma “contribuição” do funcionalismo ao esforço contra o coronavírus.

A fala do guru econômico do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é em resposta à compensação financeira que compete à União, para perdas na arrecadação de estados e municípios, ICMS e ISS, respectivamente.

O impacto fiscal esperado com o auxílio do governo é de R$ 89,6 bi, se as perdas de receita forem, em média 30%, o que é apenas uma estimativa. O governo negocia com o Senado a aprovação do projeto alternativo.

“O salário do funcionalismo cresceu 50% acima da inflação por anos seguidos. Será que o funcionalismo podia dar uma contribuição? Será que podia ficar esse ano e o ano que vem inteiro sem aumento de salários? Será que isso poderiam contribuir com o Brasil?”, questiona o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?