metropoles.com

Sergio Moro critica pena de Matsunaga e Pádua: “Muito pouco”

Segundo o senador eleito Sergio Moro, citando casos de Elize Matsunaga e Guilherme de Pádua, legislação penal brasileira deve ser reformada

atualizado

Compartilhar notícia

Evandro Éboli – Metróples
Senador Sergio Moro
1 de 1 Senador Sergio Moro - Foto: Evandro Éboli – Metróples

O senador eleito pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) criticou nesta sexta-feira (24/2), as atuais regras previstas no Código Penal brasileiro. Segundo ele, penas em casos como o de Elize Matsunaga e Guilherme de Pádua, de sete anos de reclusão no regime fechado, são consideradas “muito pouco”.

Moro ainda considera necessário uma reforma nas leis penais.

Veja:

O caso de Elize Matsunaga, condenada pela morte do marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, voltou à tona após a divulgação que Elize tenta se ressocializar trabalhando como motorista em três empresas de aplicativos, na região de Franca, no interior de São Paulo. O brutal assassinato aconteceu em 2012.

Matsunaga, no entanto, foi condenada a 19 anos e 11 meses de prisão, mas, em 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 16 anos e 3 meses. Em liberdade condicional desde maio de 2022, ela cumpriu regime fechado no presídio de Tremembé (SP) por 10 anos.

Já o ex-ator Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez, foi condenado a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio qualificado. Contudo, os parâmetros de comportamento e progressão de pena fizeram com que ele deixasse a prisão seis anos depois da sentença, quando acumulava um terço da pena cumprida.

Atualmente, o Código Penal brasileiro prevê a reclusão de 6 a 20 anos por homicídio simples:

“Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?