metropoles.com

Sem testes, Petrobras mantém suspeitos de Covid a bordo em plataforma

O caso já foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para que seja feita uma interpelação à estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Petrobras/ABr
imagem colorida plataforma petróleo petrobras
1 de 1 imagem colorida plataforma petróleo petrobras - Foto: Foto: Petrobras/ABr

Pelo menos 28 petroleiros da plataforma PNA-1, da Petrobras, são considerados suspeitos de contaminação pela Covid-19, mas apenas a metade conseguiu desembarcar, de acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Os demais são obrigados a cumprir isolamento na plataforma e suas funções na área, o que gera contato com os demais trabalhadores e amplia os riscos de contágio.

A situação se repete nas plataformas PGP-1 (Garoupa) e P-40, onde foram observados, até o momento, 14 trabalhadores com sintomas do novo coronavírus.

O sindicato obteve as informações por meio de denúncias de trabalhadores das próprias plataformas, os quais afirmam que os empregados não estão sendo testados, desembarcados ou isolados após o contato com diagnosticados com a doença.

Segundo o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, o caso já foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para que seja feita uma interpelação à Petrobras. O objetivo é “cessar imediatamente esse absurdo”, disse ele. Além disso, o sindicato enviou ofício com denúncia formal à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo Vieira, a estatal chegou a alegar que resolução da Anvisa ( RDC 584/21) permite confinamento a bordo. “Porém, a norma também obriga a realização de testagem dos contactantes, o que não está ocorrendo”, afirmou a instituição em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?