metropoles.com

Sem água e luz em vila, turistas cancelam ida à Chapada dos Veadeiros

Metade dos visitantes que chegou à Vila de São Jorge, em Alto Paraíso, voltou para casa. Demais reservas estão sendo canceladas

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Chapada dos Veadeiros (GO), 12.01.2017 Passeio por Alto Paraíso Local: Alto Paraíso Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Chapada dos Veadeiros (GO), 12.01.2017 Passeio por Alto Paraíso Local: Alto Paraíso Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Pousadas e restaurantes da Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, estão vazios desde a véspera do ano-novo. O local, que sobrevive devido ao turismo natural e de aventura nas belas cachoeiras da região da Chapada dos Veadeiros, sofre com a falta de água e energia.

De acordo com Andreia Lopes, secretária de Turismo do município goiano, tudo começou com problemas na rede de energia da Companhia Elétrica de Goiás (Celg). Depois, a situação foi agravada devido a um raio que atingiu a vila.

Muitos turistas chegaram a ir ao local na virada do ano, no entanto, mais da metade, ao se deparar com o problema, preferiu abandonar o passeio e retornar para casa, conta Andreia. Pensando em reservas futuras, os proprietários das pousadas e hotéis ligaram para os demais clientes comunicando a falta de eletricidade e água. Assim, muitos clientes desistiram de visitar São Jorge.

O prejuízo é enorme. Os restaurantes jogaram comida fora. Os donos dos hotéis estão tendo de devolver o dinheiro. É nessa época que a cidade consegue fazer caixa e lucrar. Com esse problema, não sabemos como a economia da região ficará em 2018

Andreia Lopes, secretária de turismo de Alto Paraíso de Goiás

Na manhã desta sexta-feira (5/1), a energia elétrica começou a voltar em alguns pontos da região. No entanto, ainda não há previsão de quando o fornecimento de luz e o serviço de água e esgoto serão totalmente restabelecidos.

Em nota, a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) informou que o abastecimento de água está sendo normalizado no momento. Segundo a estatal, o problema foi constatado na segunda-feira (1º/1) devido às oscilações de energia elétrica e à quebra de um poste próximo à área de captação.

Para garantir o abastecimento em eventuais emergências, a companhia providenciou o aluguel de dois geradores e disponibilizou um caminhão-pipa para atender a comunidade local.

A Companhia de Distribuição Celg, se pronunciou, informando que o fornecimento de energia no povoado de São Jorge foi normalizado. Segundo a distribuidora, equipes foram enviadas ao local e normalizaram a situação. A empresa reforçou que equipes estão trabalhando na rede elétrica do local para garantir a confiabilidade do serviço.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?