metropoles.com

Segundo turno é chance de redenção para partidos que perderam prefeituras

Vencer em determinadas capitais do país pode compensar a diminuição no total de cidades controladas

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Covas Guilherme Boulos
1 de 1 Bruno Covas Guilherme Boulos - Foto: null

No segundo turno das Eleições 2020, que acontece neste domingo (29/11), os brasileiros de 57 cidades vão decidir quem será a prefeita ou o prefeito da cidade em que moram. Na lista, aparecem 18 das 26 capitais, inclusive as duas maiores do país — São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Com tantas disputas por uma vaga no cenário político, é fácil se perder e não saber o que é preciso acompanhar. A fim de atualizar o eleitor sobre o panorama do segundo turno, o Metrópoles preparou esta reportagem com os principais pontos de atenção nos pleitos deste domingo. Confira a seguir.

1. Partidos querem recuperar perdas significativas

O Partido dos Trabalhadores (PT) é a legenda que mais disputa segundos turnos, são 15 ao todo. A sigla pode melhorar o desempenho nestas eleições se lograr êxito em alguns estados. A agremiação perdeu 75 prefeituras entre 2016 e 2020, passando de 254 para 179.

“Partidos que registraram perdas significativas no primeiro turno vão querer recuperar no segundo. O PT está concorrendo em prefeituras importantes. A sigla perdeu muitas prefeituras no interior e quer compensar as derrotas com vitória, por exemplo, em Recife. Os dirigentes podem alegar que tiveram vitória importante no segundo turno”, aponta o professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas.

O PT não é o único partido nessa situação. O docente também citou PSDB e MDB como siglas que passam pelo mesmo problema. Em 2016, os tucanos ganharam 785 prefeituras; neste ano, conquistaram 512. Já o MDB recuou de 1.035 para 774.

O Partido dos Trabalhadores lidera a lista de legendas com mais candidatos no segundo turno das eleições municipais (15). Na sequência, PSDB (14) e MDB (12).

2. Eleição em São Paulo

Um dos palcos dessas disputas é São Paulo, onde o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), concorre com Guilherme Boulos (PSOL). Por ser na maior cidade do país, a eleição já teria significativa importância. E essa relevância aumentou diante do cenário atual. Para o PSDB, perder seria muito negativo.

“Os prefeitos em reeleição que foram para o segundo turno tomaram, de certa forma, um veto muito forte do eleitorado. No primeiro turno, o eleitor vota e, no segundo, veta”, pontua o advogado e cientista político Rafael Favetti.

3. Renovação da esquerda

A ida de Boulos para o segundo turno aponta para renovação na esquerda, com a nova geração se sobrepondo à velha. “Se ele ganhar, será um vitória bombástica, com poder de irradiação no sistema político. Além disso, o adversário de Covas se requalifica para a Eleição 2022″, destaca Caldas.

De acordo com Favetti, mesmo que Boulos perca em São Paulo, a derrota eleitoral não signficará fracasso político. “Há um incômodo com a hegemonia do PT na esquerda, e a ascensão do PSol é uma mudança muito significativa para esse campo”, analisa.

O mesmo vale para a eleição em Porto Alegre, onde Manuela D’Ávila (PCdoB) disputa com Sebastião Melo (MDB); e no Recife (PE), em que os primos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) se enfrentam. “Se por acaso a Marília ganha, ela traz a mensagem de que o PT precisa se renovar”, avalia Caldas.

Para o professor da UnB, o símbolo mais apropriado para essa troca de guarda é a chapa de Boulos em São Paulo, onde a ex-prefeita Luiza Erundina ocupa o cargo de vice. “Uma geração não vai necessariamente destruir a outra, elas podem conviver. Nesse sentido, a candidatura mostra aliança dessas duas gerações”, explica o professor da UnB.

4. As disputas no interior

Apesar de o foco dos especialistas estar voltado para as principais capitais, há disputas em 39 cidades que não sediam o governo de seus estados. No mapa a seguir, é possível ver onde há segundos turnos ocorrendo neste domingo (29/11). Passe o mouse em cima da localidade para saber quais candidatos ainda estão na corrida eleitoral.

Caso prefira, também é possível consultar a lista completa com todos os candidatos:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?