Secretários de Saúde criam painel próprio para monitorar Covid-19 no país

Plataforma é lançada após o Ministério da Saúde suspender o site com as atualizações sobre os brasileiros infectados pela Covid-19

Victor Fuzeira
Compartilhar notícia

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou, neste domingo (07/06), seu painel próprio para monitoramento dos casos confirmados do novo coronavírus em todo o país.

A criação da plataforma pelo Conass ocorre após o Ministério da Saúde suspender o site com as atualizações sobre os brasileiros infectados pela doença.

Sob justificativa de que haveria óbitos a mais, a pasta decidiu tirar o sistema do ar para recontar os casos e descartar os que teriam sido, erroneamente, registrados como pacientes de coronavírus.

O governo federal chegou a falar em manipulação das estatísticas pelos governos locais em prol de recursos a serem obtidos junto ao Executivo.

Em nota, o Conass afirmou que pauta sua atuação pelo “mais alto interesse público”. “Tendo a democracia como princípio, o conselho busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos”, diz a entidade no texto.

Segundo o conselho, o portal será atualizado diariamente até as 17h. “A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, finalizou.

1/4
Ministério da Saúde atrasa divulgação dos dados do coronavírus no Brasil
Prédio do Ministério da Saúde, em Brasília
Servidores próximos ao prédio do Ministério da Saúde, em Brasília
Compartilhar notícia
Sair da versão mobile