metropoles.com

Saúde estuda publicar normas de uso do transporte público na pandemia

Ministro Marcelo Queiroga afirmou que uma medida homogênea sobre o assunto é difícil porque o país tem dimensões continentais

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina contra gripe Queiroga Rafaela Felicciano 4
1 de 1 Vacina contra gripe Queiroga Rafaela Felicciano 4 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda criar um documento com normas para evitar a aglomeração em transportes públicos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (13/4), em conversa do titular da pasta com jornalistas.

De acordo com Queiroga, o documento está sendo elaborado por técnicos da Secretaria Extraordinária de Combate à Pandemia de Covid-19. O grupo ainda não teve formação oficial publicada em Medida Provisória, mas já atua dentro do ministério.

“São medidas justamente para se evitar que chegue em cenários extremos”, considerou o chefe da pasta.

Para ele, o fato de o Brasil ser um país continental faz com que uma medida homogênea não funcione no território inteiro. “Vamos orientar sobre o uso de máscaras de maneira rigorosa. Os trabalhadores brasileiros usam transportes urbanos. Será que a gente não pode melhorar?”, questionou.

Segundo o secretário Rodrigo Cruz, a Saúde está em diálogo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para tratar do assunto. A pasta também estuda estratégias que outros países têm adotado no sistema de transporte público.

“Vai ser em caráter orientativo, porque o governo federal não tem competência para poder determinar as regras dos transportes públicos urbanos. Isso fica a critério dos municípios”, afirmou Rodrigo Cruz.

Modelos

O secretário apontou ainda que os técnicos estudam adotar modelos de testarem contra a Covid-19 para usuários do transporte público.

“É uma testagem para retomada da mobilidade. Estamos vendo as melhores práticas e a partir disso a gente define quem seria testado, se os motoristas ou alguns passageiros. A expectativa é da gente apresentar isso para o ministro até quinta-feira”, disse

O ministro Queiroga ressaltou que cada região tem suas características e que isso será levado em conta na elaboração do documento.

“Depende do momento epidemiológico de cada município. O que não pode é estar fazendo cada um de um jeito. A gente tem que estabelecer uma diretriz e buscar harmonizar essa questão, que é uma questão de natureza técnica no país como um todo”, concluiu Queiroga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?