metropoles.com

Saúde se prepara para distribuir 1 milhão de doses da vacina da Pfizer

Ministério afirmou que capitais terão prioridade no recebimento dos imunizantes, uma vez que dispõem de estoques refrigerados adequados

atualizado

Compartilhar notícia

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14
1 de 1 vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14 - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (22/4), que se prepara para distribuir o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Pfizer contra a Covid-19. Trata-se de remessa com 1 milhão de doses que devem ser enviadas a estados e municípios em maio.

Em nota, a pasta afirmou que capitais terão prioridade no recebimento dos imunizantes, uma vez que dispõem de estoques refrigerados adequados às condições necessárias para armazenamento dos produtos.

O ministério montou uma força-tarefa para notificar estados e municípios sobre os cuidados especiais com as doses e ajusta os detalhes finais da logística de distribuição.

“As vacinas da Pfizer serão entregues aos estados armazenadas entre -25°C e -15°C – as doses podem ficar nessa faixa de temperatura por até 14 dias. Assim que os imunizantes forem colocados na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias”, explica a pasta na nota.

“Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às 27 capitais do país”, completa.

Em função da necessidade de refrigeração especial, a distribuição das vacinas ocorrerá em duas etapas: estados e Distrito Federal receberão 500 mil imunizantes para aplicação em primeira doses e, uma semana depois, a pasta irá encaminhas a segunda remessa, com as outras 500 mil unidades. O intervalo entre as aplicações é de 21 dias.

Compra de freezers

A Saúde anunciou, também, que está “em andamento” o processo de compra de 183 freezers de ultrabaixa temperatura, ou seja, que refrigeram entrem 90º e 60º C negativos.

Segundo o ministério, o equipamento é o mais indicado para o armazenamento das doses da Pfizer, por permitir que durem por seis meses.

“O Ministério da Saúde planeja entregar os freezers para as centrais estaduais e os gestores locais vão definir a estratégia de distribuição dos equipamentos em seus territórios”, disse.

O primeiro lote deve ser entregue em junho, com 30 freezers. A compra usará recursos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?